Foto de quadrados de madeira, cada um com uma letra até completar a palavra SERP. O que é SERP saiba o que e qual é a importância desse conceito

O que é SERP: tipos, importância e dicas para aparecer nos primeiros resultados!

Este post não tem o objetivo de te enrolar, então se você quer simplesmente saber a definição de SERP, aqui está:

O que é SERP?

SERP significa Search Engine Results Page, ou seja, são as páginas de resultados de mecanismos de busca como o Google. 

Sabe quando você pesquisa por algo como “o que é SEO” no Google? A página dos resultados para essa busca é chamada de SERP, simples assim!

Exemplo de SERP no Google para a busca O que é SEO

Agora, se você quer se aprofundar mais sobre os recursos da SERP e como otimizar para aparecer por lá, segue a leitura que este artigo ficou bem completo (:

Como funciona uma SERP?

A SERP varia conforme o tipo de busca e interesse do usuário, daí o seu constante ganho de valor na entrega de conteúdos relevantes.

Pode-se dizer que o objetivo maior é apresentar ao usuário a informação que ele deseja da forma mais completa, verídica e prática possível.

Mas sabemos que são feitas bilhões de buscas diárias no Google, portanto, não é tão fácil assim otimizar para cada uma dessas buscas, não é mesmo?

Para ganhar escala e cada vez mais assertividade nas diferentes SERPs, o Google investe em algoritmos sofisticados de machine learning como RankBrain e BERT, que tem como objetivo entender a intenção do usuário e como disponibilizar as informações da melhor forma possível!

Entender pelo menos o básico de como funcionam esses algoritmos e como eles trabalham para apresentar os conteúdos na web é fundamental para potencializar seus resultados ao aparecer na SERP. 

Mas vou falar sobre isso um pouco mais à frente…

Antes, vamos entender melhor como é uma estrutura padrão da SERP:

Entenda a estrutura da SERP

Exemplo de SERP do Google para cama box casal

Apesar de mudar de acordo com a intenção de busca do usuário, a SERP segue alguns padrões para apresentar os resultados:

  • Primeiro são apresentados os anúncios pagos para a busca feita (caso tenham). Neste caso há dois tipos:
    • Anúncios do Google Shopping (costumam aparecer em buscas por produtos físicos como “sofá”)
    • Anúncios do Google Ads, que aparecem para qualquer tipo de busca que tenham relação com um porduto/serviço
  • Após, são apresentados os resultados orgânicos – que é onde entra o SEO – ou seja, aqueles pelos quais não é preciso pagar diretamente para aparecer

Os resultados orgânicos podem ser de imagens, Google Shopping, Notícias e mais! Um resultado orgânico padrão consiste na estrutura: título + página + descrição.

Print de um resultado da pesquisa do Google por Marketing Digital, com ilustração de setas indicando onde fica a title, URL e meta description da página - a meta description fica abaixo da title e URL

Porém, há vários resultados “incrementados” que podem aparecer por lá e eles são bem comuns.

Vamos entrar em mais detalhes agora sobre cada um deles e como você pode aparecer com esses resultados!

Tipos de resultados na SERP e como aparecer no Google com cada um deles?

Rich Snippets

Rich Snippets ou Resultados Avançados são resultados com mais informações sobre a página apresentada além do título, descrição e URL.

A vantagens desses resultados é que são mais visuais e contém informações adicionais para o usuário, portanto, costumam atrair mais cliques na SERP quando o conteúdo é relevante.

No exemplo abaixo, temos uma página com o Rich Snippet chamado de FAQ Page:

Exemplo de FAQ Page - Rich Snippet - na SERP do Google

Mas esse é apenas um exemplo, há vários tipos com visuais totalmente diferentes, como de receitas:

Exemplo de rich snippet de receita no Google para a pesquisa bolo de cenoura

Para conseguir esse tipo de resultado, os sites precisam fazer algumas otimizações nos dados estruturados de suas páginas, deixando claro para o algoritmo onde está cada informação, para facilitar que ele encontre elas e insira nos resultados ricos!

Para saber mais sobre o assunto, veja nosso guia completo sobre o que são Rich Snippets e como você pode conquistar esses resultados passo a passo.

Featured Snippets

Featured Snippets também são resultados que aparecem com um destaque visual na SERP, na posição que chamamos de “posição zero”.

Posição zero pois esse tipo de resultado fica em destaque acima de todos orgânicos e costuma ser ótimo para aumentar o CTR e trazer mais acessos para o site, veja um exemplo:

Exemplo de Featured Snippet na SERP do Google

Vale ressaltar que o formato acima é de parágrafo curto + imagens, mas há vários outros, sendo os principais:

  • Listas ordenadas
  • Bullet points
  • Tabelas
  • Vídeos

Diferente dos Rich Snippets, não há uma marcação que pode ser feita no código da página para conquistar um featured snippet.

Mas então eu consigo esse resultado por sorte?

A verdade é que também, na sorte – o algoritmo do Google tem suas falhas rs – ,mas você pode aplicar diversas práticas em seu conteúdo que aumentam significativamente as chances de conseguir esse resultado, como:

  • Usar respostas curtas e direto ao ponto para perguntas mais objetivas como: “o que é UX?”
  • Sempre que possível, adicionar listas de bullets e ordenadas para ilustrar melhor o conteúdo
  • Adicionar tabelas no conteúdo, quanto pertinente
  • Otimizar imagens para que sejam acessíveis e de qualidade

Acesse nosso guia completo sobre o que são featured snippets e como conquistar essa posição!

Painéis/Cartões de conhecimento

Os paineis e cartões de conhecimento são dois recursos que trazem informações diversas sobre entidades na web.

Entidades, socorro, onde fui parar?

Calma…No mundo de SEO, é comum usar o termo entidades para se referir a, bom, basicamente tudo que tenha uma definição, como:

  • Banana
  • SEO
  • Macarrão
  • Bitcoin
  • Guerra e paz
  • Leonardo DiCaprio
  • Etc…

Para ajudar os usuários que pesquisam por elas a ter informações objetivas e verdadeiras, o Google usa seus painéis/cartões de conhecimento:

Exemplo de painel de conhecimento na SERP do Google

Essas informações geralmente são “puxadas” de sites com grandes bancos de dados como Wikipédia.

O exemplo acima é um painel, os cartões costumam ser mais interativos, com o objetivo de auxiliar os usuários a encontrarem o que desejam quando buscam pela entidade:

Exemplo de cartão de conhecimento na SERP do Google

Esses painéis são válidos também para buscas por marcas como “Apple” e “Amazon”. Eles ajudam a aumentar a sua visibilidade e autoridade no Google, portanto, pode ser interessante investir nesse resultado!

Como?

Assim como no caso dos featured snippets, não há uma ação direta que você pode fazer para conquistar esse resultado. Porém, existem diversas boas práticas:

  • Criar uma página da empresa no Wikipédia
  • Ter uma página de quem somos e contato bem definidas no site
  • Adicionar dados estruturas à homepage do site

Perguntas relacionadas

Esse é um resultado bem relevante para o usuário, pois compila várias perguntas relacionadas ao que ele pesquisou no Google e suas respectivas respostas de diferentes páginas!

O nome desse “cartão”, por assim dizer é “As pessoas também perguntam”:

Exemplo de As pessoas também perguntam do Google

Para aparecer nas respostas de cada pergunta presente no resultado, você pode fazer otimizações no conteúdo, usando as perguntas nos subtítulos e respostas objetivas para cada uma delas.

Local pack e local teaser pack

O local pack, ou painel de localização do Google é onde aparecem resultados para buscas locais como “barbearia perto de mim”, “shopping perto”, “agência de SEO” ou “borracharia”.

Enfim, eles aparecem para pesquisas que podem ter relação com o local do usuário:

Exemplo de mapa na SERP do Google

Além do local pack, existe o local teaser pack, que é um pouco mais elaborado e interativo. Você pode vê-lo em certos tipos de pesquisa, sendo uma das mais famosas a de hotéis:

Exemplo de Local Teaser Pack na SERP do Google com busca por hoteis em sao paulo

Uma boa prática para aparecer nesses resultados locais, além de adicionar dados estruturados de localização e empresa local em suas páginas, é criar uma conta no Google My Business e cadastrar diversas informações sobre seu negócio.

Não acaba por aqui!

Há diversos outros tipos de resultados na SERP, veja alguns outros exemplos:

  • Vídeos: você pode conseguir com mais facilidade adicionando dados estruturados de vídeo

Exemplo de resultado de vídeo na SERP do Google por Kodzilla vs Kong

  • Principais Notícias: a marcação de NewsArticle é ideal para esse tipo de resultado

Exemplo de principais notícias no Google para Kodzilla vs Kong

  • Site links: geralmente aparecem em buscas pela marca. Para conquistar, o ideal é otimizar as categorias de seu site e reforçar as páginas que mais importam com links internos da home (não há uma marcação no código específica para esse tipo de resultado)

Exemplo de resultado com Site Links na SERP do Google para a busca por Apple

  • Tweet:

Exemplo de resultados com Tweet na SERP do Google para a busca por BBB21

  • Reviews: você pode conquistar com a adição de dados estruturados de Produto

Exemplo de resultado com Review na SERP do Google para a busca por iPhone 12

E muito mais!

5 dicas para aparecer nos primeiros resultados da SERP

Por fim, confira 5 dicas de ouro que você precisa conhecer para aparecer nos primeiros lugares da SERP!

1.Invista em uma pesquisa minuciosa de palavras-chave

A SERP é estruturada com base nas palavras-chave e intenção de busca dos usuários. Portanto, fazer uma pesquisa completa de palavras-chave é fundamental para aparecer nas primeiras posições.

É com o uso de palavras-chave que você diz tanto para o usuário, quanto para o Google, que sua página realmente atende as necessidades de quem pesquisou na plataforma.

Para fazer suas pesquisa você pode usar algumas ferramentas gratuitas como:

  • Google Keyword Planner
  • Ubersuggest
  • Extensão do chrome Keywords Everywhere

Conheça diversas outras ferramentas de SEO!

2. Otimização de título e descrição

title tag meta description são dois campos fundamentais para potencializar seus resultados na SERP

Afinal, as duas são utilizadas pelo Google para apresentar aquele resultado padrão (título + URL + descrição), lembra?

Lembre-se de usar palavras-chave em ambas e invista em atrair mais cliques para sua página também!

3. Otimização de imagens

As imagens estão se tornando cada vez mais importantes para SEO, aumentando bastante suas chances de conquistar resultados com destaque na SERP.

Para aumentar a visibilidade das mesmas, é importante investir em otimizações de performance e acessibilidade, aqui vão algumas recomendações:

  • Adicionar um texto alternativo descritivo das imagens
  • Comprimir as imagens
  • Usar formatos de próxima geração
  • Aplicar lazy load
  • Mais!

4. Criar um conteúdo de qualidade

A criação de conteúdos otimizados é essencial para aparecer bem posicionado na SERP. Afinal, todo o ponto do Google é apresentar os conteúdos mais relevantes para o usuário.

Portanto, invista em conteúdos que contenham informações completas sobre o tema abordado e que realmente ajudem o usuário a chegar onde ele quer.

5. Adicionar dados estruturados às suas páginas

Por fim, a adição de dados estruturados na página é muito importante, principalmente para conquistar rich snippets na SERP!

Elas também ajudam o Google a entender a estrutura de suas páginas como um todo e qual a importância de cada elemento, facilitando em alguns casos a classificação delas nos resultados de busca.

Saiba como adicionar dados estruturados em suas páginas neste artigo.

Gostou do conteúdo?

Espero que tenha te ajudado a conhecer mais sobre a SERP e o mundo de SEO, para conquistar melhores resultados no Google.

Aproveite também para conhecer o feed do Google: Google Discover, uma grande oportunidade para quem está começando com SEO!

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