Rich Snippets guia completo para conquistar resultados em destaque no Google

Rich Snippets: guia completo para conquistar resultados em destaque no Google

Mesmo que você não saiba exatamente o que são, provavelmente já viu vários dos famosos Rich Snippets no Google. 

Esses resultados avançados da pesquisa no Google são diferentes do padrão título + url + descrição e é exatamente por isso que são tão relevantes para SEO.

Os rich snippets não só provaram seu valor em SEO, mas também são uma das fortes tendências para 2021, sendo uma frente na qual o Google investe há muito tempo!

Ainda não entendeu muito bem o que são os rich snippets na prática e como conseguir esse resultado? 

Não se preocupe! 

Neste artigo vou te explicar exatamente:

  • o que são rich snippets
  • sua importância para SEO
  • como conquistar esse tipo de resultado
  • 4 dicas que aprendi na prática para ter mais assertividade em seus testes e conseguir melhores resultados! 

Confira! 

O que são Rich Snippets?

Rich Snippets são resultados avançados da pesquisa no Google. Isso significa que eles têm um formato totalmente diferente do padrão nos resultados de busca, apresentando mais informações sobre a página com destaque visual.

Há vários tipos de rich snippets, por isso falamos no plural, quer ver um exemplo?

Pesquise por “bolo de cenoura” no Google e você verá, entre outros, o seguinte resultado:

Rich Snippet de Receita no Google para a busca por bolo de cenoura

Como você pode notar, esses resultados são bem diferentes do normal e por isso são considerados como rich snippets. 

Para ver um exemplo de outro tipo de rich snippet, pesquise por “o que é marketing digital” e você verá uma página diferente das outras:

Rich Snippet de FAQ Page no Google para a busca por o que é marketing digital

O Google nomeia esse rich snippet de FAQ Page e o primeiro de Recipe, mas há vários outros que vou mostrar mais para frente!

Felizmente, neste caso, o Google tem recomendações específicas de SEO para conquistar cada um desses tipos de resultados, conforme o que faça sentido para as páginas de seu site. 

Vou passar pelos principais deles e como conquistá-los, mas, antes, vamos entender um pouco mais o motivo desses resultados serem tão importantes assim…

A importância de um Rich Snippet para SEO

Como já disse anteriormente, os rich snippets são diferentes do formato padrão de resultado: título + URL + descrição:

Exemplo do resultado padrão do Google com título, descrição de URL

Isso os torna um diferencial na página de resultados (SERP), que costuma atrair a atenção dos usuários devido ao seu visual diferente.

Os rich snippets também contém informações ricas sobre a página, o que pode ajudar ainda mais a despertar o interesse de usuários no que você tem a dizer.

Somando esses fatores, temos um potencial aumento na sua taxa de cliques (CTR) e consequentemente, mais visitas chegando – considerando que a posição da página e volume de busca não sejam alterados, claro. 

Vale ressaltar que os rich snippets não são fatores de rankeamento do Google. Ou seja, você pode ter esse resultado, mas não ser o primeiro colocado, assim como acontece no exemplo que falei sobre “o que é marketing digital“. 

Eles ajudam o Google a entender sua página (vou explicar como fazer isso exatamente) e exibir esses tipos de resultados na SERP.

SERP página de resultados do mecanismo de pesquisa

Mas lembre-se: não é porque você tem uma página otimizada para rich snippets que ela terá melhores rankings!

Como conquistar Rich Snippets? 

Você não precisa necessariamente fazer algo para conquistar seus rich snippets, se o Google tem um bom entendimento da estrutura de seu site e páginas, pode ser que seu site apareça com um resultado específico ou outro. 

MAS, há uma prática recomendada pelo próprio Google que aumenta significativamente suas chances de ter esse tipo de resultado: adicionar dados estruturados às suas páginas. 

Dados estruturados são basicamente marcações no código que você adiciona às suas páginas para indicar com mais especificidade o que é cada elemento presente na página.

Por exemplo, imagine que você criou uma página sobre “o que é hidratação” e, nessa página, adicionou um FAQ com algumas perguntas frequentes e suas respectivas respostas. 

FAQ - Frequently Asked Questions, em tradução mais próxima Perguntas Frequentes

Naturalmente, o Google simplesmente entenderia esse FAQ como mais uma parte textual da página, não necessariamente como um FAQ.

Porém, com as marcações de dados estruturados de FAQ Page, você pode indicar exatamente onde estão as perguntas e as respostas, para que o algoritmo do Google possa entender que aquelas informações podem ser utilizadas em um Rich Snippet. 

Isso se aplica aos outros tipos de Rich Snippets também!

E como faço para implementar esse código? 

Como implementar dados estruturados em minha página para conseguir Rich Snippets? 

Felizmente, adicionar essas marcações é bem fácil! 

Há várias formas de implementar dados estruturados, com diversos tipos de marcações e vocabulários.

Porém, é importante utilizar as marcações que o Google indica, com as especificações descritas no site schema.org

Para implementar as famosas marcações de schema, o Google recomenda dois métodos:

  • através de microdata: são marcações feitas no código HTML nas tags para indicar o que é cada uma delas
  • JSON-LD (mais recomendado): um script contendo as informações da página, que pode ser inserido na página de forma bem simples. Diferente da marcação por microdata, que precisa ser feita em cada elemento, o script é um só, e já indica onde estão todos esses elementos 

Mas não se assuste caso os termos que falei soem um pouco confusos e não familiares, a implementação é bem mais simples do que parece!

O formato mais recomendado é via JSON-LD, que é um script que deve ser inserido no <head> das páginas. 

Cada tipo de Rich Snippet tem especificações necessárias definidas pelo Google, portanto esse script deve ser dinâmico e atualizar com as informações de cada página. Nesta parte você precisa de ajuda de desenvolvedores ou de um plugin.

Por exemplo, há schemas em que uma das informações necessárias é o título da página. Como essa informação varia em cada página, é preciso que a marcação seja apenas na tag onde fica o título, como na <h1> ou <title>, se não haveriam várias marcações duplicadas, com informações incorretas sobre a página.

Porém, de qualquer forma,cada marcação tem seu “modelo” de dados estruturados e você pode fazer testes em páginas específicas facilmente, sem precisar de desenvolvedores, mas não de forma escalável. 

Para isso, há várias ferramentas que auxiliam na estruturação dessas marcações, fazendo basicamente todo o trabalho para você! 

Como validar se minha página pode aparecer com Rich Snippets nos resultados de pesquisa?

Para validar se sua página está apta a aparecer com um resultado rico no Google, qualquer que seja, você pode usar algumas ferramentas:

  • Google Search Console: a ferramenta de inspeção do GSC indica exatamente quais tipos de resultados sua página pode conseguir com base nas marcações que ela possui:

Dados da ferramenta de inspeção do Google Search Console

  • Teste de resultados avançados: ferramenta desenvolvida pelo Google especificamente para testar os tipos de Rich Snippets que sua página pode conquistar e se existem erros nas marcações. Ela é bem parecida com o search console, mas você pode utilizá-la com qualquer página da web!

print da Ferramenta teste de resultados avançados do Google

  • Ferramenta de teste de dados estruturados: essa ferramenta do Google também faz um teste com todos dados estruturados da sua página, como as duas acima. A diferença é que ela detecta TODAS marcações, mesmo aquelas que não resultam em Rich Snippets e tem como propósito apenas deixar as informações da página mais organizadas e claras para os mecanismos de busca.

Print da Ferramenta de teste de dados estruturados do Google

Agora que você sabe como validar seus dados estruturados, conheça os principais tipos de Rich Snippets e os modelos para implementar em suas páginas!

Principais tipos de Rich Snippets e como conquistá-los

Como descrito anteriormente, o Google conta com uma documentação completa sobre todos os tipos de marcações que podem resultar em Rich Snippets, onde ele detalha quais marcações são fundamentais ter e como implementá-las.

Vou passar pelos mais famosos Rich Snippets e explicar um pouco mais sobre eles a seguir!

Vale ressaltar que todas as marcações que vou citar aqui podem ser facilmente feitas através da ferramenta technicalseo citada acima, que faz o código de forma automática.

Article

A marcação de Article é utilizada, como o próprio nome indica, para conquistar resultados ricos com seus artigos, sejam eles de blog, produtos ou científicos.

Há três tipos de marcações de article para cada tipo de artigo:

  • NewsArticle: para artigos sobre notícias
  • BlogPosting: para artigos de Blog como dicas e guias
  • Article: marcação padrão de article, sem classificação de blog ou notícia

As informações que você deve destacar para conquistar o Rich Snippet de article são:

  • URL
  • Título
  • URL da imagem principal
  • Descrição
  • Autor do artigo
  • Organização responsável pelo artigo
  • URL da logo da organização
  • Datas de publicação e atualização do artigo

O resultado de article fica visualmente da seguinte forma:

Print dos top stories do Googe que são conquistados através da marcação schema de Article

Essa marcação pode ser gerada automaticamente pela ferramenta Technicalseo, sem que você precise criar o código do zero!

Geração automática do Schema de article pela ferramenta technical seo

Product

Se você trabalha com e-commerces, não pode ignorar essa marcação. Ela é fundamental para conquistar bons resultados no Google com seus produtos.

Basicamente, com essa marcação o usuário já consegue ver pelo próprio Google a faixa de preço do produto e avaliação de usuários, além de possibilitar informações pela pesquisa de imagem.

 As informações que não podem faltar para esse Rich Snippet são:

  • Nome do produto
  • URL da imagem
  • Marca do produto
  • Descrição do produto
  • Identificação (como sku ou gtin8)
  • Tipo de oferta
  • Disponibilidade do produto
  • Preço
  • Moeda
  • URL do produto
  • Condição do item (usado, novo…)
  • Prazo de “validade” do preço
  • Reviews (número de reviews, nota média do produto e maior e menor valores das reviews)

O resultado aparece da seguinte forma no Google:

Exemplo de Rich Snippet no Google conquistado devido à marcação de Product na página

Essa marcação também pode ser feita de forma prática pela ferramenta technicalseo, basta selecionar a opção Product, inserir as informações necessárias nos campos de preenchimento e então copiar o código em JSON gerado!

Perguntas Frequentes

A marcação de FAQ Page, ou simplesmente perguntas frequentes, tem muitas funcionalidades, podendo ser utilizada tanto em páginas de produtos para esclarecer dúvidas sobre a oferta, quanto em páginas de Blog.

Essa marcação dá um destaque bem relevante para sua página nos resultados de busca, o que pode ser interessante para atrair mais cliques.

Ela é bem mais simples que as outras e as informações que você precisa são basicamente a pergunta e a resposta a essa pergunta, quantas perguntas quiser colocar!

O resultado aparece no Google da seguinte forma:

Print exemplo de FAQ Page no google devido à marcação schema de FAQ

Empresa local

Essa marcação é muito importante se você trabalha ou tem um negócio local!

Basicamente, ela permite que as buscas pela sua marca apareçam com diversas informações úteis sobre a empresa como: contato, endereço, website e data de abertura.

Visualmente é um dos Rich Snippets com maior destaque, que não pode faltar para sua empresa local:

Exemplo de ficha simples de empresa local com a marcação em JSON

As informações necessárias para ter esse tipo de resultado são:

  • Tipo de negócio (há vários tipos descritos na ferramenta recomendada, technicalseo)
  • Nome
  • URL da imagem principal
  • URL da página
  • Número de Telefone
  • Faixa de preço dos produtos
  • Endereço completo
  • Horário de funcionamento

As marcações que citei são apenas algumas das mais comuns, há várias outras que você pode explorar conforme o tipo de negócio e conteúdo produz no site:

  • Recipe
  • Video
  • Perguntas e Respostas
  • Movie
  • Atividades em casa
  • Avaliação crítica
  • Mais!!

Essas marcações são fundamentais para potencializar seus resultados e ter um diferencial de seus concorrentes na SERP.

Porém, vale ressaltar um ponto muito importante: no final do dia, quem escolhe se sua página vai aparecer de uma forma ou outra nos resultados de busca são os mecanismos de busca! 

Ou seja, há casos – raros – em que mesmo tendo a marcação correta em sua página, você não aparecerá com os resultados. 

As próprias ferramentas do Google podem indicar que a página é válida para Rich Snippets, mas isso não quer dizer que ela aparecerá desta forma, apenas que pode aparecer.

Mas por que às vezes aparece e às vezes não?

Isso varia conforme o tipo de SERP  e consulta do usuário.Há casos em que o Google vai achar desnecessário apresentar um rich snippet para o usuário em determinada pesquisa.Isso varia conforme a intenção de busca e tema.

Para entender melhor isso, confira agora 4 dicas que podem te ajudar a potencializar os resultados com Rich Snippets. 

4 dicas para potencializar seus resultados com Rich Snippets 

1. Analise bem a SERP 

Como mencionado no último tópico, entender a intenção de busca de determinado termo e quais resultados são apresentados para o mesmo é fundamental para definir quais páginas têm maior potencial para apresentar Rich Snippets.

Para fazer essa auditoria é muito simples:

Basta pesquisar pelo termo que deseja trabalhar no Gogole e analisar em detalhes todos recursos de SERP que aparecem (Caixa de localização, People also ask e os próprios Rich Snippets).

É a caixa de perguntas e respostas do próprio Google, onde ele utiliza conteúdos de diferentes páginas para responder as dúvidas que considera mais relevantes para determinada pesquisa.

Essa análise te ajuda não só a identificar se a página tem potencial, mas também como explorar esse potencial! 

Por exemplo, para fazer um FAQ em um post de blog, você pode usar a própria caixa de “People also ask” do Google para responder às perguntas mais relevantes de usuários.

2. Tenha uma estrutura HTML otimizada para SEO

Por mais que os dados estruturados ajudem – e muito – o entendimento de sua página, ainda é fundamental que ela seja o mais otimizada possível, sem uma “poluição de código” muito alta.

Isso pode ser negativo para o Google ao tentar entender sua página , identificar o conteúdo e apresentá-la em resultados diferentes na SERP.

Para fazer isso, é sempre importante garantir o uso de heading tags, e outras tags HTML indicadas pelo Google para a estruturação de um texto, como a Title tag.

As tags HTML tem como função marcar e definir a estrutura de uma página na web. Essas tags são interpretadas pelo navegador e produzem o conteúdo da página. A tag p, por exemplo, indica um parágrafo.

3. Faça testes em poucas páginas para validar sua ideia

Como falado em tópicos anteriores, não é em todos os casos que você conseguirá Rich Snippets! 

Portanto, antes de sair implementando o código em várias páginas, faça testes pontuais com diferentes marcações, para entender quais tem maior potencial e validar a ideia.

Assim você consegue entender quais marcações o Google considera mais relevantes para seu negócio e como elas funcionam para aplicar em outras páginas.

4. Teste diferentes implementações e formatos

Por fim, uma dicas mais importantes é fazer testes constantes não só com o tipo de marcação, mas também com o formato como as informações são apresentadas e o contexto das mesmas.

Isso é fundamental, pois em muitos casos a página pode até ter o potencial para aparecer com Rich Snippets, mas a forma como as informações estão sendo apresentadas não é a ideal para o usuário.

Aqui entra também a dica 1, ou seja, uma análise minuciosa da SERP para entender o que seria mais relevante para o usuário.

Espero que tenha gostado do conteúdo! 

Ainda está em busca de novas oportunidades para aparecer no Google?

Aproveite para ler o conteúdo sobre Web Stories, o formato de conteúdo novo do Google, que trouxe uma fonte adicional relevante de tráfego para vários sites.

Rich Snippet é um resultado diferente do padrão no Google, que conta com informações complementares sobre a página e um visual destacado.

Sim, eles te ajudam a potencializar os resultados de suas páginas. Porém não impactam diretamente nos rankings!!

É preciso adicionar as marcações de dados estruturados de schema indicadas pelo Google, referenciando as informações mais importantes para cada  tipo de Rich Snippet.

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