Featured Snippets o que são e como conquistar a famosa posição zero do Google

Featured Snippets: o que são e como conquistar a famosa posição zero do Google?

Feature Snippets são resultados em destaque apresentados nos resultados de busca do Google para responder com mais praticidade algumas buscas de usuários.

Chamados pelo Google de “caixas especiais”, eles ficaram famosos por serem a posição zero nos resultados de pesquisa, ganhando um destaque especial, que ocupa um espaço maior que os resultados normais da busca. 

Apesar de alguns estudos indicarem que, na verdade, esse tipo de resultado recebe menos cliques, há muitos tipos de buscas em que o contrário acontece, principalmente se a busca requer informações complementares.

Portanto, os Featured Snippets não são necessariamente bons, mas podem sim trazer muitos benefícios, tanto em termos de cliques, quanto para a conquista de autoridade e visibilidade de marca na SERP!

Há várias boas práticas e processos que podemos seguir para aumentar a probabilidade de conseguir esse tipo de resultado na busca. 

Pensando nisso, neste artigo vou te ensinar a conquistar Featured Snippets, como analisar e acompanhar seus testes e quais são os papéis de um SEO e produtor de conteúdo para a conquista desses resultados, confira! 💡

O que são Featured Snippets?

Featured Snippets são resultados em destaque que aparecem no Google, geralmente respondendo a perguntas feitas pelo usuário na busca. 

Esse tipo de resultado é diferente pois exibe o trecho de um conteúdo que o Google julga ser relevante para uma busca dentro da própria página de resultados. 

O destaque fica acima de todos os resultados, logo no início da página, após anúncios. Por isso o nome “posição zero” do Google:

O que é Feature Snippet. Exemplo do resultado.

Nota: Featured Snippet não é o mesmo que Rich Snippet, Knowledge Graph ou Passage indexing. Esses são tipos de resultados diferentes que aparecem na SERP, veja um exemplo de Rich Snippet:

Exemplo de rich snippet na SERP sobre o que é marketing
(para conseguir um rich snippet com este, veja nosso artigo sobre dados estruturados)

Ou seja, a ideia do Google é otimizar a experiência dos usuários na busca, exibindo respostas rápidas, que, em alguns casos, permitem ao usuário não ter que visitar sua página. 

É justamente aqui que vem a polêmica para SEOs!

Realmente, é uma discussão muito longa, mas ainda acredito que esse tipo de resultado é positivo para reforçar a presença de marca e também um indicativo de que sua página é considerada mais relevante para o Google.

Além disso, como disse, por experiência própria sei que muitos Featured Snippets na verdade trazem mais cliques e acessos à sua página, aumentando até o CTR em vários casos!

Como otimizar para Featured Snippets? 

A otimização para Feature Snippets requer duas etapas principais que, por sua vez, serão subdivididas em etapas menores, são elas:

  • A primeira etapa consiste no processo de pesquisa de palavras-chave qualificadas para Feature Snippets.  Afinal, não são todas as buscas que terão esse tipo de resultado. As que costumam aparecer são de perguntas ou buscas em que há respostas rápidas disponíveis, como “benéficos da banana” ou “o que é pix?”.
  • A segunda etapa consiste na criação/otimização de conteúdo para as palavras-chave coletadas na pesquisa. 

Em ambas etapas há vários caminhos que facilitam a conquista desses resultados e boas práticas também, vou falar sobre elas a seguir:

Encontrando as palavras-chave certas para Featured Snippets

A pesquisa de palavras para Featured Snippets é um pouco diferente de uma pesquisa normal, já que os termos que você deseja encontrar são mais específicos- em geral palavras long tail.

Nesta etapa você deve trabalhar em duas frentes:

  • Identificação de Featured Snippets que concorrentes já possuem e que você poderia trabalhar
  • Identificação de termos que costumam apresentar Featured Snippets no Google, mas que ainda não apresentaram esse tipo de resultado, portanto, são oportunidades

Em ambos os casos, gosto de usar a SEMrush para fazer a pesquisa dos termos (outra ferramenta muito legal para encontrar perguntas e termos relacionados é a Keyword Tool).

Na SEMrush você pode pesquisar exatamente pelos termos que já aparecem como Featured Snippets na SERP, e é isso que a torna tão útil! 

Para identificar featured snippets de concorrentes, siga os passos:

1. Use o relatório de “Mapa de posicionamento competitivo” na visão geral de domínio da SEMrush

2. Veja quais são os principais concorrentes, busque por eles no recurso de “Pesquisa Orgânica” e acesse a aba “Posições

Recruso de Pesquisa Orgânica -posições SEMrush

3. Nos filtros, selecione a opção “Recursos de SERP”> “Domínio é classificado” >”Snippet em destaque” 

FIltro de snippet em destaque dos concorrentes na SEMrush

Pronto! Agora você terá acesso a todas as palavras para as quais o concorrente selecionado está posicionado com um snippet em destaque.

Basta exportar essas palavras para uma planilha, para depois avaliar quais fazem mais sentido trabalhar e como!

Além disso, há outra forma muito assertiva para encontrar esses snippets, principalmente se você já tem as pautas que vai trabalhar em mente:

1. Na SEMrush, acesse a ferramenta Keyword Magic Tool

2. Pesquise pelo termo principal que vai trabalhar

3. Em “Filtros avançados”, selecione “Recursos e SERP” e, então, filtre por “Featured snippet”

4. Você verá todos os termos relacionados à sua busca que estão com Feature Snippets e pode criar o conteúdo já com eles em mente!

Keyword Magic Tool filtro de Featured Snippets

Vou falar mais sobre como otimizar seu conteúdo para conquistar esses resultados no próximo tópico.

Agora, partindo para a segunda frente, encontrar novas oportunidades também é muito prático pela SEMrush. 

Você pode também usar a Keyword Magic Tool, pesquisar os termos que vai trabalhar e acessar a aba “Perguntas”. 

Aqui você vai encontrar várias perguntas relacionadas à palavra pesquisada, que podem te dar um direcionamento sobre quais termos trabalhar que tem potencial de serem Featured Snippets. 

Perguntas Feature Snippets pela Kwyword Magic Tool

Produzindo conteúdo para Featured Snippets

Agora que temos os termos e direcionamentos, está na hora de aplicar nos conteúdos! 

Antes de entrar na prática, você precisa entender quais são os formatos de conteúdo que aparecem em destaque SERP:

  • Listas

Exemplo Featured Snippet de lista

  • Tabelas

Exemplo de Featured Snippet de Tabela

  • Parágrafos curtos

Exemplo de Featured Snippet em parágrafo curto

  • Vídeos

Exemplo de Featured Snippet em vídeo

Um estudo feito pela SEMrush indica que 70% deles são parágrafos curtos e outros 19.1% são listas. Tabela e vídeo ficam com 6.3% e 4.6%, respectivamente.

Isso não significa que você só deve focar em parágrafos curtos e listas. Significa que, para a maioria das buscas, o Google considera esses formatos suficientes, ainda assim, cada busca tem sua particularidade e requer uma análise para entender qual seria melhor para o usuário.

No mesmo estudo, foram identificados os principais termos que aparecem junto à palavra-chave do snippet em destaque, os que tiveram maior frequência são :

  • Por que?
  • posso
  • fazer
  • está
  • como

Lembrando que esse é um estudo com snippets em inglês, o que pode afetar um pouco os resultados da pesquisa.

De qualquer forma, podemos notar que conteúdos que respondem a perguntas ou demonstram como fazer algo são os que possuem maior potencial de snippet em destaque.

Além desse estudo, tenho algumas dicas que aprendi na prática fazendo esses testes e que costumam ajudar bastante!

7 Dicas para conseguir Featured Snippets com facilidade no Google

As dicas serão focadas na estruturação e produção do conteúdos que acredito serem fundamentais para potencializar sua página para que ela tenha featured snippets:

1. Analise bem quais formatos mais aparecem para a palavra-chave

Se você  trabalhar com um termo que já possui featured Snippet, veja em qual formato o mesmo está (bullets, parágrafo curto, tabela…) aparecendo no Google. 

É mais provável conquistar o resultado com esse formato, pois o mesmo já é considerado mais relevante para o Google!

Mas lembre-se também de inovar e fazer testes. Em alguns casos o Google só não colocou um resultado diferente ali porque ninguém apresentou o conteúdo assim. Portanto, teste diferentes formatos, variações do termo e informações no conteúdo!

2. Use intertítulos para trabalhar os termos e seja o mais objetivo possível

Essa parte é fundamental! 

Quando usamos um intertítulo para destacar perguntas e palavras-chave, o Google entende que aquilo é mais relevante dentro da página.

Testes com intertítulo + parágrafo curto/tabela/lista/vídeo costumam funcionar muito bem, pois o Google consegue entender melhor a estrutura de seu conteúdo e como apresentá-la nos resultados de pesquisa da melhor maneira para o usuário.

3. Faça um teste completo, com todas informações possíveis

É fundamental que você apresente informações novas, que realmente diferenciam seus conteúdos da concorrência.

Se você faz um teste trazendo as mesmas informações do snippet em destaque já existente, é muito difícil o Google entender que o seu é mais relevante e deve ter um destaque ao invés do atual.

Portanto, se aprofunde mais no conteúdo. Não precisa deixar ele longo e sem graça, mas tente trazer informações realmente úteis para o usuário que seus concorrentes de SERP ainda não usaram.

Assim você prova para o Google que tem um conteúdo verdadeiramente melhor para o usuário, aumentando suas chances de conquistar um snippets em destaque.

Nota: quando me refiro ao Google quase que como uma pessoa, é porque seu algoritmo está cada vez mais poderoso e inteligente para lidar com os resultados de busca. A ideia é que ele se aproxime cada vez mais de um usuário comum, para que tenha o melhor julgamento das páginas.

4. Pense em como atrair cliques com o Snippet em destaque

Como disse no início do artigo, alguns snippets podem prejudicar sua taxa de cliques, já que o usuário tem a resposta pronta no próprio Google

Para evitar isso, você pode aplicar algumas práticas pensando em como levar o usuário para a sua página.

Durante a produção de conteúdo, assim como title e description, você deve pensar em como ficará esse snippet no Google, suas limitações e espaço na SERP. 

Apesar de não ter um espaço exato para esses snippets em destaque, você pode ter uma noção de como eles vão ficar observando os snippets já existentes.

Com base nesse espaço, tente alocar seu conteúdo pensando em como atrair visitas, mesmo que o usuário leia o destaque no Google, use CTAs e trechos que incentivem o clique.

5. Use variações da palavra-chave

Mesmo que você não conquiste o Snippet em destaque com o termo principal selecionado, você pode conseguir para variações do termo.

Para isso, faça uma pesquisa dos termos secundários e utilize eles na parte do conteúdo destinada ao snippet.

6. Tenha uma estrutura de conteúdo clara 

Gosto de reforçar isso sempre: utilize as heading tags, bold e outros elementos HTML que ajudem na leitura do seu conteúdo pelo Google.

Dessa forma, fica mais fácil para que o Google entenda como cada parte do seu conteúdo está estruturada e hierarquizada.

7. Imagens, ilustrações e mais imagens!

Um snippet em destaque não aparece somente com a parte textual. Geralmente há imagens que ajudam a complementar o que está sendo dito, e elas também aparecem nos snippets.

É fundamental que você tenha imagens que ajudem no entendimento do conteúdo e, claro, para aumentar as chances de conseguir um featured snippet.

Lembre-se de otimizar a tag alt das imagens para auxiliar no entendimento das mesmas pelo Google e usuários PcD.

Como analisar os resultados de testes com Featured Snippets?

Para analisar os resultados de seus testes, você pode fazer uma combinação entre dados do Search Console e da SEMrush (inclusive, dependendo do plano, você pode criar um projeto e integrar dados do search console direto na SEMrush!).

Pela SEMrush, como já mostrei o caminho, você pode analisar a evolução de snippets em destaque de seu domínio ao longo do tempo e ver exatamente quais termos novos foram conquistados com esse tipo de resultado!

Além disso, pelo search console você também pode acompanhar a evolução de posição média, cliques, impressões e CTR para os termos trabalhados.

Você pode, por exemplo, registrar o CTR do termos antes de ser um snippet e após a conquista, para ver se realmente houve uma aumento na taxa de cliques ou não.

Nota: vale ressaltar que o CTR por si não diz muito. Ele pode ter diminuído significativamente, mas as impressões e cliques aumentado muito, o que resulta em um crescimento de acessos na página que, no geral, é positivo!

Lembre-se de monitorar a URL do conteúdo trabalhado também, não apenas os termos específicos, pois em muitos casos você pode conquistar snippets em destaque para variações do termo principal, que também são importantes!

Aproveitando que estamos falando de análise de resultados aproveite para dar uma olhada no artigo com 10 fórmulas do Google Sheets para otimizar sua produtividade como um SEO.

Espero ter ajudado e até a próxima!

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