Robo Google Passage Indexing: o que significa e como otimizar seu conteúdo pensando nesse update?

Google Passage Indexing: o que significa e como otimizar seu conteúdo pensando nesse update?

Recentemente o Google anunciou em seu artigo sobre AI que, com o avanço de sua tecnologia, consegue indexar não apenas páginas, mas passagens específicas de uma página.

Dessa forma, ele ajudaria bastante nos resultados de buscas específicas, que às vezes estão “perdidas” no conteúdo de alguma pagina e são mais difíceis de encontrar para o usuário.

A atualização impactará 7% das buscas em todas as línguas assim que for implementada globalmente.

Mas o que isso significa na prática? O Google agora está indexando passagens ao invés de páginas?

Como funciona essa tal de “indexação” de passagens?

Ao fazer esse anúncio, o Google gerou muitas dúvidas na comunidade de SEO, principalmente em torno de indexação.

Será que apenas seções de meu site serão indexadas agora?

Na verdade, o que aconteceu foi o mau uso do termos indexing. O próprio Google já se pronunciou a respeito e, na verdade, o update é relacionado a ranqueamento e não indexação. 

Anúncio Google no tweitter sobre passage indexing

O processo de indexar sua página continua normal, o que muda agora é como o Google vai ver seu conteúdo, ranquear ele e apresentá-lo nos resultados de busca.

Veja um exemplo desse resultado:

Exemplo de passage no Google

Lembrando que o Google deixou claro que isso não é o mesmo que Featured Snippets. A tecnologia por trás é diferente, o que implica mudanças no processo para ranquear as passagens.

A relação do BERT com Passage Indexing

Se você não conhece, o BERT é um algoritmo do Google que usa NLP (natural language processing) para entender melhor as buscas de usuários.

É por meio dele que o Google consegue entender a intenção de busca e sugerir o que seria melhor para o usuário.

No mesmo anúncio sobre passage indexing, o Google também falou que começou a rodar o BERT em quase todas buscas em Inglês, para conseguir resultados de melhor qualidade na SERP.

O BERT já está por aí faz algum tempo e pode ajudar o Google a entender realmente quais passagens de uma página atendem melhor a determinada busca.

Dica: você pode usar a API do Google de NLP para ver como ele classifica seu conteúdo na prática, tendo insights interessantes sobre cada entidade do conteúdo e categoria.

Como otimizar meu site para esse update?

Com tudo isso em mente, o que posso fazer?

O John Mueller do Google disse o seguinte:

“If you already have clean pages, if they’re already easy to recognize by search engines, if they have clean titles and headings and they focus on individual topics then that’s essentially what search engines need to be able to understand what this page is about and when to show it to users.”

Com base nisso, podemos chegar a algumas dicas legais:

  • Tenha páginas com o máximo de HTML (bem estruturado) possível: é fundamental ter uma página legível, com um código mais limpo possível, para facilitar a leitura do Google de sua página e o entendimento das diferentes passagens do conteúdo. Então, evite usar muitas divs e utilize as tags de parágrafo, heading e links corretamente;
  • Estruture um conteúdo de fácil leitura: um conteúdo bem estruturado, com intertítulos, parágrafos (passagens) curtos, listas, e frases simples e diretas terá mais chances de se dar bem com o update;
  • Chega de palavras-chave exatas: claro que exagero quando digo isso. Mas o Google consegue identificar com cada vez mais facilidade se uma página está praticando Keyword stuffing. Agora, devemos manter uma abordagem o mais natural possível – usando palavras-chave, claro – para conseguir destaques legais em buscas específicas e qualificadas;
  • Aprofunde seus conteúdos: com esse update, é provável que você precise fazer conteúdos mais completos, que contemplem tudo que há sobre o tópico abordado. Dessa forma, você garante que esteja ranqueado para buscas específicas – e qualificadas em muitos casos.
  • Use índices de conteúdo: os índices de conteúdo são  ótimos tanto para o usuário navegar por conteúdos maiores, quanto para o Google entender a estrutura desse conteúdo e hierarquia do mesmo.
 

Vale ressaltar que ainda não há consenso sobre como otimizar para esse update, as dicas foram com base no que estudei sobre e no que o próprio Google falou.

É isso pessoal, espero ter ajudado vocês a entender melhor essa update 🙂

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