A Meta Description é um elemento importante para aumentar sua taxa de cliques e potencializar os acessos orgânicos!
Apesar de ser um simples trecho descritivo nas páginas, se bem trabalhado, ele pode ajudar bastante a aumentar o CTR de suas páginas.
E o melhor de tudo é que é um elemento bem simples de alterar/implementar e não custará muito de seu tempo para otimizar.
Neste artigo, vou falar um pouco mais sobre o que é a Meta Description, como criar/preencher esse elemento, como encontrar erros em seu site e algumas dicas de SEO para fazer metas otimizadas.
Dá uma olhada ou navegue pelo índice de conteúdo acima!
O que é Meta Description?
A meta Description – ou meta descrição – é uma marcação no HTML da página, que referencia a descrição da página.
Beleza, mas o que isso tem a ver com SEO?
A Description não é apenas uma marcação na página, é ela que aparece lá no Google, nos resultados de busca – logo abaixo da title tag – quando você pesquisa por algo como “marketing digital”:
Ou seja, ao ler sua página, o Google usa o conteúdo dentro dessa marcação para exibi-lo na SERP (página de resultados dos mecanismos de busca).
Mas se engana quem pensa que essa marcação é apenas para o Google. Ela também é exibida nos resultados de diferentes mecanismos de busca como Bing e DuckDuckGo.
Não só isso, a marcação pode ser utilizada pelas redes sociais como Twitter, Facebook e LinkedIn, sempre que um usuário compartilha uma URL.
As redes encontram essa informação na URL e exibem título, imagem e descrição da página para que outros possam saber do que se trata o link.
A descrição é exibida com base no texto da meta description!
OBS: você pode usar meta tags específicas para personalizar informações que deseja exibir nas redes sociais, utilizando as marcações do Facebook Open Graph e Twitter Cards, por exemplo.
Vale ressaltar que isso não é o que ocorre sempre, pois há casos em que o Google escolhe outro trecho da página para ser a descrição, variando conforme a intenção de busca do usuário.
Outro ponto importante, é que, diferente da title, a Meta Description não é considerada como um fator de ranqueamento do Google.
Portanto, ela não te ajuda a conseguir melhores posições diretamente!
Por que então devo me importar com ela?
Qual é a importância da Meta Description?
Como falado anteriormente, o conteúdo dessa marcação parece não apenas nos resultados de pesquisa do Google, mas também em outras fontes como social:
Ou seja, é como se fosse um “trailer” do conteúdo para os usuários, o que influencia diretamente na decisão do usuário por clicar ou não naquele link e acessar sua página.
Portanto, por mais que não seja um fator de ranqueamento direto, a meta description impacta diretamente nos seus acessos e CTR das páginas.
Essa marcação pode ser decisiva na decisão do usuário ao clicar em seu conteúdo ao invés do concorrente, por isso, ela não deve ser ignorada, pelo contrário!
Como ver se minhas páginas têm a meta description?
Em geral, os publicadores de conteúdo tem uma opção chamada “descrição”, onde você deve adicionar o trecho que será a meta description da página antes de publicá-la.
Nesta situação, caso você não preencha a opção, é provável que ela seja preenchida automaticamente.
Para verificar se suas páginas tem a meta description já implementada você pode seguir três caminhos:
1. Checar no código fonte: basta pressionar CTRL + U após, CTRL + F, pesquisar por “description” e verificar se aparece aparece uma marcação igual a seguinte: <meta name=”description” content=”Descrição da página” />
2. Instalar uma extensão do Chrome: recomendo instalar a instalação da extensão SEO META in 1 CLICK. Com um clique você pode ver algumas informações de SEO como title e a própria meta description da página – a ferramenta indica caso não tenha também.
3. Checar várias URLs ao mesmo tempo com o Screaming Frog: screaming frog é uma ferramenta que rastreia as páginas de seu site, armazena e apresenta algumas informações cruciais de SEO da mesma, como a meta description.
A vantagem dessa ferramenta é que você pode utilizá-la para checar entre todas as páginas do seu site, quais estão com uma descrição “ruim”, quais não tem a marcação, quais têm e a descrição de cada página que tem.
O screaming frog tem uma versão gratuita que rastreia até 500 URLs de seu site, e é bem simples de usar, basta instalar a ferramenta, colar a URL da home de seu site e clicar em: “Start”.
Aguarde ela terminar de rastrear as páginas e então, no menu lateral direito, acesse a opção “Meta Description”.
No caso do print abaixo,note que há duas descrições duplicadas em meu site. Para saber quais são, basta eu clicar em “Duplicate” e ver mais informações sobre cada uma das páginas:
Como implementar a Meta Description?
Se for o caso de uma ou várias páginas não terem a meta description, você pode adicionar a seguinte marcação no HTML de todas elas e permitir que a parte de content=”” seja editada pelo publicador: <meta name=”description” content=”Descrição da página” />.
Mas não se desespere, você provavelmente não vai precisar mexer no código da página!
Dependendo do CMS, há diversos plugins que ajudam nessa implementação. NO WordPress por exemplo, você tem algumas opções, sendo as principais:
- Yoast SEO
- Rank Math SEO
Basta instalar e ativar uma delas que a meta description será editável diretamente na hora de publicar uma página/post no site:
5 dicas para fazer as melhores metas descrições para suas páginas
1. Atente-se à limitação de caracteres/pixels
Assim como a title, há uma limitação de tamanho para que a descrição não “estoure” nos resultados de busca.
Para testar se sua description está dentro dos limites definidos pelo Google, você pode utilizar uma ferramenta chamada SERPsim, que simula um resultado de busca com base nas informações que você coloca (title, description e URL):
2. Faça uma promessa
Uma dica para atrair mais cliques é fazer uma promessa de entrega no conteúdo. Pode ser algo simples como:
- “Crie ainda hoje a melhor meta description”
- “Veja X dicas fundamentais para criar sua descrição!”
- “Passo a passo completo para criar seu site hoje!”
Claro, lembre-se de fazer promessas que seu conteúdo realmente cumpre!
Se você fez um conteúdo completo sobre determinado tema, é fácil encontrar as informações mais valiosas e falar sobre elas na descrição para despertar o interesse dos usuários.
3. Use palavras-chave
Aqui é importante também usar palavras-chave, afinal, elas nada mais são que buscas dos próprios usuários por algo.
Portanto, se ele encontrar exatamente o que buscou em uma descrição, as chances de clicarem no resultado são maiores.
Por exemplo, imagine que você pesquisou no Google por “como fazer um post para Instagram” e apareceram duas descrições de concorrentes:
- “5 dicas de conteúdos que engajam para Instagram”
- “Conheça o passo a passo prático para fazer um bom post para o Instagram”
Qual você escolheria?
Se eu fizesse essa pesquisa, definitivamente optaria pela segunda, pois é ela que tem mais chances de entregar o que eu quero: fazer um post para o Instagram.
A outra pode até ter esse passo a passo em seu conteúdo, mas como não soube comunicá-lo na descrição, perdeu um clique!
4. Resuma tudo que será comunicado no conteúdo
Exatamente para evitar o erro citado no último tópico, tente resumir tudo o que será entregue com seu conteúdo.
Dessa forma, você consegue potencializar seus cliques em diferentes intenções de busca dos usuários, evitando a perda de cliques simplesmente porque não soube comunicar algo que sua página tem.
Lembre-se: é preciso que a descrição seja concisa e, claro, que não exceda os limites de espaço.
5. Use CTAs
CTAs ou chamadas para ação (call to action), são basicamente termos ou frases que incentivam o usuário a fazer algo, como:
- “Confira!”
- “Acesse aqui para saber mais”
- “Saiba mais”
Se bem utilizados, esses simples termos são poderosos e podem fazer a diferença!
Como analisar os resultados de meus testes com Meta Description?
A melhor forma de ver os resultados de um teste de meta description não é através de cliques, impressões ou sessões, mas sim CTR.
Mesmo assim, há vários fatores que podem enviesar essa métrica, tornando-a obsoleta.
Portanto, é importantes que sua página atenda alguns pré requisitos para que se tenha resultados conclusivos de um teste:
- Que ela esteja estável em posições na primeira página do Google, para termos que não variam muito com sazonalidade
- Que não seja alterada a Title no mesmo teste, pois ela afeta diretamente no CTR também
Com isso em mente, basta implementar o description e acompanhar o antes e depois pelo Search Console, recomendo também exportar os dados para uma planilha e aplicar algumas fórmulas do sheets para analisar os dados com mais assertividade.
Espero ter ajudado com este artigo!
Ficou alguma dúvida? Tem sugestões?
Comente embaixo e vamos conversar!
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