Links Internos o que são e como trabalhar a linkagem em seu site

Links Internos: o que são e como trabalhar a linkagem em seu site?

Links Internos são a porta de entrada para outros conteúdos de seu site e guias para algoritmos de busca como o Google!

Tanto se fala tanto em Core Web Vitals, title, description, SEO para imagens, mas às vezes SEOs deixam um pequeno detalhe passar: linkagem interna.

Você pode produzir o melhor conteúdo sobre determinado tema, garantir que ele seja indexável pela meta robots e não bloqueado pelo arquivo robots.txt, mas mesmo assim ele não emplaca…

Por que?

Tenho duas respostas para essa pergunta:

  1. Autoridade
  2. Linkagem Interna + Sitemap.xml

E neste conteúdo vou focar nos links internos – que tem relação direta com autoridade também. Afinal, o que são, como utilizá-los estrategicamente e como?

O que são links internos?

Se você ler de novo a introdução, vai encontrar vários deles em “title”, “description” e por aí vai – talvez eu até tenha exagerado um pouquinho nos links…rs

Enfim…

Links internos são hiperlinks que levam os usuários de uma página do site  para outra do mesmo site.

Por que são chamados de links internos e não simplesmente links?

Pois podemos considerar dois tipos principais de links que podem existir em um conteúdo – existem vários outros tipos, mas esses resumem bem todos outros:

  • Links internos: links para páginas e recursos dentro do próprio site
  • Links externos: links para outras páginas da web -por exemplo, se eu enviar um link para o G1 neste conteúdo, ele pode ser considerado como sendo externo
 

Esses links podem ser implementados de diversas maneiras, porém, a mais adequada pensando em SEO é por meio do uso a tag HTML de link <a>, por exemplo, no link para title que coloquei na introdução, o código HTML fica assim:

				
					<a href="https://mesmodomínio.com/" rel="nofollow noopener" target="_blank">Texto  âncora</a>
				
			
a é a abertura da tag HTML. href referencia o local onde vai o link. Após isso vem a parte visível na página, chamada de texto âncora. Por fim, o fechamento da tag a

As tags de link podem conter imagens, texto e outros objetos. Basicamente a tag consolida uma área “clicável” na página para que usuários possam visitar outras páginas e recursos do site.

Importância da linkagem interna nos sites para SEO

Há vários motivos pelos o uso de links ajuda o SEO de seu site, sendo os principais deles:

Melhorar a navegabilidade de usuários pelo site

Ao adicionar links internos em suas páginas e na estrutura do site como um todo, você ajuda os usuários a navegarem por conteúdos complementares e permanecerem mais tempo no site.

Por exemplo, neste conteúdo, eu posso mencionar termos de SEO que você ainda não conhece. Para te ajudar a saber mais sobre, um link interno para outras páginas sobre o termo ajuda bastante!

Arquitetura do site e hierarquização de conteúdos

Outro grande benefício dos links internos, é que eles colaboram com um melhor entendimento da arquitetura de seu site por parte dos algoritmos de busca e dos usuários também.

Como assim arquitetura do site?

Basicamente, quando falo em arquitetura de sites, me refiro à estrutura de departamento, categoria e subcategoria que o site possui!

Não ficou muito claro?

Desenhar uma boa arquitetura da informação para um site é fundamental para que usuários e robôs se encontrem em seu site e sigam um caminho lógico pelos conteúdos.

A otimização da estrutura é fundamental para que isso aconteça. Considere sites como Amazon, o site é todo estruturado de forma que fiquem claras as categorias de cada produtos, subcategorias e itens relacionados:

Menu da Amazon

Todos os links desse menu são links internos do site e muito importantes para SEO pela organização dos conteúdos e fácil localização e entendimento da estrutura do site.

Link equity ou o famoso “link juice”: distribuição de autoridade

Já ouviu falar em PageRank?

É o algoritmo do Google que tem como objetivo mensurar a importância e relevância de páginas na web. Para isso, ele atribui um valor de “autoridade” à página ou site.

Para chegar a esse valor o algoritmo considera diversos fatores, sendo os principais deles a conexão entre links externos e internos de páginas na web. 

Por exemplo, se um site como o Uol enviar um link para meu site, naturalmente minha autoridade na web será maior, pois o site uol já tem um PageRank alto, por ser um portal de notícias renomado e conhecido.

Mas não são apenas os links de outros sites que contam aqui. Para distribuir essa autoridade “ganha” do uol entre outras partes do meu site, preciso trabalhar bem a linkagem interna entre cada páginas, fazendo um trabalho de distribuição de autoridade.

Daí que vem o nome “juice” (suco)! 

Quanto melhor eu diluo essa autoridade entre as páginas importantes do site, mais PageRank elas vão receber e, consequentemente, melhores ranking para suas palavras-chave!

Estrutura distribuída entre pontos formando uma pirâmide

No exemplo acima é possível visualizar como costuma ser uma estrutura otimizada de uma site, sendo o topo a homepage, depois as categorias, subcategorias e, por fim, páginas específicas de produtos/artigos.

Esse é um modelo ideal para estruturação do site, visando sempre reforçar a partir da homepage as páginas de categorias, as quais reforçam as subcategorias que, por sua vez, linkam internamente para conteúdos do site.

Exemplo:

Aqui na Know Stuff um dos temas que abordamos é SEO. Sendo uma categoria importante do site, coloco ela no menu principal. 

Dentro desse menu principal existem outras subcategorias como SEO On-page, que possuem links internos para diversos conteúdos!

Como auditar a linkagem interna do meu site?

Há centenas de formas de auditar os links internos de seu site e a estrutura do mesmo para verificar se ele está otimizado para SEO.

Para te ajudar a ter um direcionamento mais estratégia e assertivo, trouxe três ferramentas que vão te ajudar a auditar links a nível de página e site (estrutura geral):

SEO META in 1 CLICK

Você já deve ter se cansado de ouvir essa, mas a extensão é realmente muito útil para auditar páginas específicas, então vale a pena reforçar!

A extensão do chrome para SEO traz várias dados da página, incluindo um relatório de links internos que tem na página:

Relatório de Links da extensão SEO META in 1 CLICK

Google Search Console – Relatório de links

Uma das ferramentas de SEO mais úteis, o Google Search Console também tem um relatório específico para links!

Para acessar, basta selecionar o ícone logo acima das configuração no menu ao lado esquerdo da ferramenta:

Links Google Search Console
Relatório de Links internos Know Stuff no Google Search Console

Aqui você pode ver exatamente quais são as páginas do site com mais links internos e, como consequência, que provavelmente tem maior autoridade. 

Uma boa ação de otimização é utilizar essas páginas para enviar links para outras com menos força ou recentes.

Screaming Frog

Por fim, mas não menos importante, temos o screaming frog ou outras soluções similares como OnCrawl e Botify.

Por meio da ferramenta você pode rastrear as páginas de seu site e obter visualizações intuitivas e práticas sobre como está a linkagem interna:

Visualizations Screaming Frog Funcionalidade escondida

Árvore de rastreamento do Screaming Frog em visualizações

Force-Directed Crawl Diagram do screaming frog

Essa visualização fica dentro do menu “Visualizations”, teste as diferentes formas para entender sua estrutura e encontrar oportunidades de otimização!

5 Dicas para fazer um bom trabalho de linkagem interna no site

E agora, como fazer otimização de links internos pensando em SEO?

1) Otimize o texto âncora

É fundamental que os textos âncoras de seus links sejam bem contextualizados sobre a página linkada.

Lembre-se de usar palavras-chave e não repetir um mesmo texto âncora para diferentes páginas.

2) Revisite seus conteúdos

Como mencionado na introdução deste conteúdo, link interno pode ser o detalhe que está faltando para que seus conteúdos sejam encontrados no Google.

Portanto, sempre que publicar uma página/post novo no site, revisite conteúdos antigos e que já tenham uma boa autoridade, para enviar links para essas páginas.

Para isso, você pode usar o relatório do Google Search console e selecionar páginas que mais recebem links internos e externos, principalmente.

3) Links no conteúdo valem mais!

O Google reforça com frequência que conteúdos na web tenham links contextualizados no texto.

Portanto, os links no menu e footer do site – apesar de serem fundamentais – costumam ter um valor menor do que um link contextualizado no conteúdo da página.

É importante pensar em formas de inserir links internos em seus conteúdos de forma natural, para que tenham um maior valor na hora de passar PageRank.

4) 3 cliques de distância

Uma das práticas mais importantes para não diluir muito sua autoridade entre as páginas do site, é a otimização da estrutura de forma que TODAS páginas do site estejam a pelo menos a 3 cliques de distância da home.

Por exemplo:

  • Entrada na home da Know Stuff
  • 1º Clique: SEO (no menu)
  • 2º Clique: SEO On-page
  • 3º Clique: guias de SEO do site
 

Por que conta a partir da homepage?

Em geral, a página mais forte do site costuma ser a home, já que ela representa a empresa e o site. 

É a partir dela que a autoridade será distribuída para outras páginas e, portanto, ela exerce um papel fundamental na estrutura do site.

5) Mapeamento de conteúdos dos site

Principalmente em sites mais antigos e com muitos conteúdos, você pode acabar esquecendo de colocar links internos para páginas que continuam relevantes.

Para evitar que isso aconteça, é fundamental ter essas páginas mais importantes registradas em algum local como uma planilha, para que você sempre cheque se usou todos os links que poderia.

Lembre-se também de pesquisar no próprio publicador do site se há alguma página sobre um tema mencionado no conteúdo que pode ser linkada.

E aí, já consegue produzir um conteúdo pensando na linkagem interna agora?

Espero que sim! Comente o que achou e sugestões. Aproveite também para checar nosso treinamento de SEO para times de redação e fazer sua cotação!

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