31 Ferramentas de SEO essenciais para o sucesso de sua estratégia [atualizado 2021]

31 Ferramentas de SEO essenciais para o sucesso de sua estratégia [atualizado 2021]

O que seria de um SEO sem suas ferramentas?

Arrisco dizer que algo parecido com um ciclista sem sua bicicleta!

As ferramentas são fundamentais para fazer todo o trabalho de SEO, desde o começo de uma auditoria, até a implementação de otimizações e análise de resultados.

Um dos primeiros passos para ser um bom analista de SEO é entender todos os conceitos mais importantes e otimizações necessárias para o Google.

O segundo passo, é saber como aplicar esses conceitos em prática, e é aí que entram as ferramentas de SEO!

Neste post, trouxe um compilado de 31 ferramentas de SEO essenciais para ter sucesso em suas estratégias.

Separei elas por categoria para facilitar o entendimento do propósito de cada uma delas e em quais etapas elas podem (e devem) ser utilizadas.

Confira!

Ferramentas de SEO para auditorias técnicas (rastreamento das páginas do site)

SEO técnico é uma das frentes de trabalho de um analista mais importantes, afinal, para garantir que os conteúdos sejam encontrados e indexados no Google, é preciso saber um pouco sobre como está o site na parte técnica!

É o processo de identificação do conteúdo de páginas e adição das URLs no índice do Google, para que, então, elas sejam classificadas na busca (ranking).

As principais ferramentas para facilitar a auditoria técnica de SEO são:

Google Search Console

O Search Console é uma ferramenta gratuita com dados do próprio Google referentes à parte técnica de suas páginas e também aos resultados das mesmas nas diferentes plataformas do Google (resultados de busca, Google discover e Google News).

Para usar a ferramenta, basta inserir um código em seu site, validando que é o dono do mesmo e aguardar para ver os dados!

O relatório de cobertura dessa ferramenta de SEO é um dos relatórios mais importantes que você precisa acompanhar.

Esse relatório exibe informações sobre cada uma das páginas encontradas pelo Google e se ele encontrou algum erro/aviso nelas.

Cada erro ou aviso encontrado pelo Googlebot, é registrado no relatório. Alguns dos mais comuns são:

  • Queda no total de páginas indexadas sem erros correspondentes: que pode indicar um erro no arquivo robots.txt do site ou tag robots com noindex;
  • Mais páginas excluídas do que válidas: também pode ser causada pelo bloqueio de rastreamento de páginas pelo arquivo robots.txt;
  • Erros 404: geralmente são erros causados por links nos conteúdos do site para páginas que não existem mais, ou é um problema estrutural no próprio código.
  • Há vários outros erros e vale um artigo somente sobre esse relatório!

É um arquivo que fica na raiz do site, onde você pode indicar para os robôs que rastreiam a web - como o Googlebot - quais páginas deseja que não sejam rastreadas no site, além de indicar o mapa do site

Além do relatório de cobertura, a ferramenta conta com várias outras seções relevantes para verificar algumas informações como:

E não acaba por aí, – a ferramenta é realmente bem completa. 

Você pode testar também suas URLs “ao vivo”  para ver informações coletadas pelo robô do Google sobre a página e entender se a mesma é válida para aparecer nos resultados de busca e como ela pode aparecer (com quais rich snippets, no caso).

Outras ferramentas de validação do search console:

  • Disavow tool: para bloquear backlinks tóxicos para o site
  • Request indexing: para solicitar a indexação de uma página diretamente para o Google
  • Robots.txt tester: valide se não há nenhum erro em seu arquivo robots.txt

Screaming Frog

Screaming frog é uma ferramenta que simula o Googlebot, rastreando as páginas de seu site e coletando informações relevantes para SEO em cada uma delas, como:

 

Todas essas informações facilitam muito o trabalho de um SEO, pois permitem a identificação de diversos problemas que podem estar afetando a performance de todas as páginas do site.

Borify/Oncrawl

Ambas ferramentas são bem similares ao Screaming Frog,  porém mais sofisticadas…

Ou seja, elas têm uma estrutura que facilita a automatização de auditorias, envio de alertas e identificação mais visual dos erros no site.

Elas são recomendadas para sites maiores, que tenham dezenas de milhares de páginas, pois o screaming frog pode ser um pouco limitado com sites grandes assim.

Mas o objetivo é o mesmo: encontrar erros técnicos no site como cadeias de redirects, erros 404, robots tag com noindex, páginas órfãs, etc…

Bing Webmaster Tool

A ferramenta tem informações similares ao Search Console, com dados valiosos sobre a performance das páginas e diagnóstico de erros encontrados pelo robô do algoritmo.

A diferença é que os dados são coletados pelo robô do  Bing e a performance exibida é referente aos dados na plataforma.

Ferramentas de SEO para auditorias On-page

Além das ferramentas para auditorias mais gerais, fornecendo um overview do site, temos algumas específicas para validar mais a fundo cada página, conseguindo entrar no detalhe quanto à alguns aspectos:

Auditar velocidade das páginas

Há inúmeras ferramentas criadas para diagnosticar a velocidade de carregamento das páginas e você pode se perder em meio a tantas sugestões e métricas.

Porém, recomendo três que são as mais utilizadas por webmasters e costumam fazer as recomendações mais assertivas, além de trabalharem com métricas similares, são elas:

Mobile-Friendly Test

Essa é uma ferramenta gratuita do próprio Google para validar se sua página é compatível com dispositivos móveis e também se tem algum problema de carregamento.

Ela é bem simples de usar: basta colar a URL da página que deseja usar e ver o resultado (lembre-se de olhar o print da página, para ver se o Googlebot visualiza sua página da forma como ela deveria aparecer).

Teste de resultados avançados

Outra ferramenta gratuita do Google, parecida com a Mobile-Friendly Test. 

Ela tem como objetivo validar se uma página pode aparecer nos resultados avançados do Google, como aqueles resultados de receita, FAQ e artigo, com destaque visual nos na pesquisa, que costumam gerar mais cliques.

A ferramenta avisa caso haja qualquer erro na implementação dos dados estruturados para conquistar esses resultados ricos, além de mostrar exatamente com quais tipos de resultado sua página pode aparecer no Google.

Ferramenta de teste de dados estruturados

Essa ferramenta tem o mesmo objetivo da anterior, que é validar os dados estruturados na página.

A diferença é que ela valida todo tipo de dado estruturado na página, não só aqueles que permitem à página aparecer em resultados avançados do Google.

Ferramentas para pesquisa de palavras-chave

A pesquisa de palavras-chave é um dos processos chave – rs – para que sua estratégia de SEO funcione.

E aqui as ferramentas são imprescindíveis, já que são elas que fornecem os direcionamentos sobre quais termos são mais relevantes para trabalhar em seu site e quais são as principais dúvidas de usuários que devem ser respondidas nos conteúdos!

Google Keyword Planner

Essa ferramenta é gratuita e fica dentro do Google Ads! 

Para utilizá-la, basta criar uma conta no Google Ads e acessar a ferramenta “Planejador de palavras-chave” ou “Keyword Planner“.

Nela você pode pesquisar pelas principais palavras-chave pesquisadas pelos usuários no Google e encontrar termos relacionados também!

Ela só não é tão assertiva quanto ao volume de busca, já que usa uma média ampla de busca para o termo. 

Porém, ela é ótima para encontrar pautas para seus conteúdos.

Ubersuggest

Ubersuggest tem a mesma função da anterior e também é gratuita, trazendo um volume mais assertivo sobre cada termo.

SEMrush

A SEMrush tem múltiplas funções, contando com um dos melhores recursos para pesquisa de palavras-chave. 

Ela classifica os tipos de palavras e tem funcionalidades que facilitam bastante a busca assertiva por termos qualificados.

Google Trends

Google Trends, como o próprio nome indica, é uma ferramenta para identificação de tendências na Web.

Ela fornece dados valiosos sobre a busca no Google, sendo ótima para encontrar os temas que estão mais em alta entre os usuários e sua evolução ao longo do tempo.

Ferramentas de SEO Off-Page

A estratégia de SEO Off-page tem relação com um dos fatores de ranqueamento mais fortes para SEO: autoridade de domínio/página.

Ou seja, se você ignora essa estratégia, está na hora de começar a dar a devida atenção, pois ela é fundamental para potencializar sua visibilidade orgânica!

Algumas das principais ferramentas para realizar auditorias de SEO off-page são:

Todas elas trazem dados como quantidade de backlinks, score de autoridade de domínio, texto âncora e muito mais!

Ferramentas de SEO para análise resultados

A análise de dados é uma das últimas e mais importantes etapas de SEO. 

Afinal, são os dados que vão dizer se sua estratégia está funcionando ou não, onde você deve melhorar e o que deve manter.

Algumas das ferramentas mais importantes para análise de dados, com métricas como impressões, cliques, posição média e CTR, já foram citadas aqui na parte técnica:

  • Search console
  • Bing Webmaster Tools
 

Além do bom diagnóstico técnico provido, elas também fornecem dados relevantes sobre como suas páginas estão posicionadas nos mecanismos de busca, para quais termos e a evolução delas ao longo do tempo.

Além delas, temos outras fundamentais:

Google Analytics

Não poderia faltar uma das ferramentas mais importantes do marketing digital.

O Google Analytics é essencial para analisar o tráfego orgânico como um todo em seu site, considerando todas as fontes orgânicas na web, além de ver as conversões e vendas geradas por essa fonte, para provar o valor do SEO.

Essa é uma daquelas ferramentas que não podem faltar sob nenhuma circunstância para analisar sua estratégia!

Google data studio

Mais uma ferramenta do Google – e ainda não acabou rsrs-, dessa vez, voltada para a criação de dashboards, que facilitam significativamente a visualização de dados de SEO, podendo ser integrada com diversas outras ferramentas como search console e analytics. 

Com os recursos dessa ferramenta, é possível visualizar com assertividade a evolução de suas estratégias de SEO em todas as diferentes frentes.

Supermetrics

O supermetrics é uma das melhores ferramentas para automatizar suas planilhas no Google Sheets, coletando dados de forma rápida, ágil e totalmente automatizada.

Se você não aguenta mais fazer aquelas tarefas repetitivas com incontáveis planilhas, recomendo avaliar o uso dela!

Ferramentas “all in one”

Trouxe também aqui as ferramentas que contam com recursos amplos para auxiliar em quase todas as etapas de SEO, desde a pesquisa de palavras-chave, até a auditoria técnica e análise de resultados!

As principais delas são:

  • SEMrush
  • Ahrefs
  • Moz

10 Extensões de SEO do chrome para agilizar suas auditorias (e muito!)

Por fim, trouxe algumas das extensões mais úteis para facilitar seu trabalho de SEO no dia a dia, possibilitando análises rápidas, que demoram para fazer manualmente:

  • Redirect Path: essa ferramenta exibe dados referentes à resposta HTTP da página. Ou seja, ela mostra se a URL foi resultado de um ou mais redirects, além de outras informações ricas sobre X-Robots-Tag e Cache da página;
  • Chrome UA Spoofer: essa extensão permite que você simule o Googlebot em seu browser, para ver como o Google visualiza sua página e verificar se há algum erro no conteúdo;
  • SEO META in 1 CLICK:  uma das extensões mais úteis para ver informações essenciais para SEO como: title, description, heading tags, robots tag, alt text e muito mais!
  • Lighthouse: lighthouse é uma ferramenta para auditar aspectos muito relevantes para um página como: performance, SEO e responsividade. A extensão dela permite uma rápida análise de suas páginas nesses quesitos; 
  • Google SERP counter: a extensão basicamente adiciona posições aos resultados de pesquisa do Google. Ou seja, você pode ver com mais facilidade em qual posição está sua página para determinado resultado.
  • Linkclump: a extensão permite que você copie vários links da web com um simples comando, sendo muito útil para análises de menu e URLs de concorrentes da SERP.
  • Wappalyzer: mostra as tecnologias utilizadas pelo site como CMS, servidor, linguagem de programação, rede de publicidade e mais! Ela é ótima para fazer um comparativo de tecnologia com os concorrentes.
  • Core SERP Vitals: traz informações referentes às métricas de CWV em cada página presente nos resultados de busca.
  • MozBar: a extensão da ferramenta Moz apresentada aqui, traz dados relacionados à autoridade das páginas de forma muito prática! 
Gostou do coteúdo?

 

Aproveite para ver o artigo sobre 10 fórmulas do sheets para otimizar seu trabalho com planilhas, tenho certeza que elas vão cortar pela metade seu tempo gasto com planilha.

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