Elon Musk, um dos maiores idealistas e empreendedores do século, conta com projetos polêmicos, inovadores e, para muitos, “impossíveis”.
Durante sua trajetória empreendedora, Musk não deixou as críticas atrapalharem seu caminho, transformando muitas das ideias “impossíveis” de implementar em realidade.
E é exatamente por isso que o bilionário tem tanta autoridade nos assuntos que fala, seja quando é uma brincadeira com a Dogecoin ou sobre um aplicativo, por exemplo.
Devemos tomar cuidado, afinal uma referência em algo não é referência em tudo! Mas esse não é o tema do post.
Neste artigo, trouxe 7 projetos de Elon Musk que já estão em execução e tem o potencial de mudar a forma como interagimos e vemos o universo – não é exagero!
Segue a leitura para entender o que o bilionário planeja para o futuro.
Projeto Starlink
Sabe quando você vai em uma casa de campo, chácara, ou qualquer lugar mais isolado, e o sinal de internet fica uma maravilha -ironia – ou até inexistente?
Essa é uma situação muito comum e geralmente só aceitamos e seguimos com nossas vidas.
Elon Musk não!
Existe um projeto chamado Starlink, que visa proporcionar uma internet de qualidade a nível global, para que você possa fazer o que quiser na web em qualquer lugar do mundo que esteja.
Ou seja, você nunca mais teria esse problema tão comum hoje em dia ao viajar para certos lugares.
Mas não pense que o projeto está longe de acontecer! Na verdade, está BEM mais próximo de virar realidade do que parece.
O projeto já tem versão beta, que funciona bem em outros países como EUA, e tem previsão para chegar ao Brasil já no final de 2021 (claro que, inicialmente, apenas em regiões específicas).
Ele funciona com a internet via satélites em órbita baixa, que permite uma velocidade igual ou melhor do que internets convencionais que utilizamos em áreas urbanas, mas em qualquer lugar (saiba mais sobre o projeto Starlink)!
Chip Neuralink
Imagina mandar mensagens pelo Whatsapp usando a mente? Está na hora de descobrir se os erros de digitação são culpa do “corretor” ou da pessoa mesmo …risos
O chip Neuralink é um implante cerebral desenvolvido pela Neuralink, que tem como objetivo criar a simbiose entre humanos e inteligência artificial, para que possamos acessar a web e ampliar nossas habilidades.
Viagem, neh? Nem tanto…
O chip já foi testado e permitiu, por exemplo, que um macaco chamado Pager pudesse jogar pong com a mente!
Apesar do objetivo macro daquela confusão de simbiose humanos + IA, a empresa tem um objetivo mais ‘pé no chão’ no curto/médio prazo, que é ajudar pessoas com paralisia a controlar partes robóticas, executar ações e receber estímulos.
Testes com humanos ainda não foram feitos, mas a ideia é que em breve se iniciem, faltam apenas algumas atualizações no chip (saiba tudo sobre a Neuralink aqui).
Colonização de Marte
Já pensou acordar, olhar para o céu e ver a terra como um pontinho brilhante que parece tão distante quanto qualquer outra estrela?
Elon Musk, com sua empresa SpaceX, tem a missão de tornar a espécie humana multiplanetária!
Para isso, o bilionário investe pesado no desenvolvimento de foguetes cada vez mais poderosos e inovadores, além de conduzir vários estudos para tornar viável a ideia de colonizar Marte, que é o planeta inicial dessa missão.
Marte tem condições bem similares à terra e pode ser – com muita dificuldade e desafios – uma segunda casa para humanos em um futuro não tão distante assim.
Lembra da Starlink?
O projeto é uma iniciativa da SpaceX também, e ajuda a financiar a principal missão da empresa de colonizar Marte e outros planetas.
Musk já fez muitos avanços incríveis, como o desenvolvimento do Falcon 9, o “foguete que pousa”, por exemplo, além de várias missões, incluindo astronautas para a estação espacial internacional.
Apesar dos avanços, a SpaceX tem um longo caminho para concretizar a missão de construir uma civilização de 1 milhão de pessoas em Marte.
Por outro lado, está confiante de que ainda em 2026 teremos os primeiros astronautas por lá!
Hyperloops
Imagina ir de São Paulo a Belo Horizonte em 35 minutos? Sem todo aquele tempo e burocracia de umas 2 horas para pegar um avião!
Em 2013 Elon Musk publicou um artigo em que descrevia em detalhes uma de suas propostas para revolucionar o transporte terrestre: Hyperloops.
Hyperloop seria parecido com um metrô que temos hoje em dia, mas MUITO mais rápido, prático e, claro, sustentável.
O veículo poderia alcançar velocidades de mais de 1.200 km/h, pois funcionaria dentro de um tubo com baixa pressão – quase vácuo – e levitação magnética, permitindo que o veículo alcance altas velocidades, com pouca resistência e, consequentemente, menor consumo de energia.
A energia teria como origem painéis solares localizados na parte superior dos tubos, tornando todo o sistema sustentável.
Elon Musk publicou o artigo na esperança de que outras empresas pudessem começar a desenvolver a solução, e foi isso que aconteceu!
Já foram feitos diversos testes e parcerias com governos de países como EUA e Arábia Saudita para implementar o sistema.
Porém, vários testes ainda estão sendo feitos e um deles – da empresa Virgin Hyperloop – tem previsão de implementação apenas em 2024.
Energia Sustentável (Tesla + Solar City)
Talvez um dos maiores cases de Elon Musk, Tesla é uma empresa de carros elétricos e energia limpa, que revolucionou o mercado de carros elétricos.
Com a missão de acelerar a transição do mundo para energia sustentável, a Tesla já desenvolveu carros elétricos altamente sofisticados, com desempenho igual ou melhor – e muito – que vários carros movidos a gasolina.
Elon Musk, inclusive, fiel à missão da empresa, decidiu tornar as patentes da empresa públicas, para que outras pudessem fazer o mesmo, permitindo uma transição mais rápida para carros sustentáveis.
Como se não bastasse a revolução automobilística, a Tesla tem uma subsidiária chamada Solar City que desenvolve e comercializa painéis solares, podendo ser utilizados para gerar energia para casas inteiras, além de soluções comerciais.
A empresa conta com vários outros projetos e está avançando bastante – inclusive com seus carros autônomos.
OpenAI
Garantir que a inteligência artificial beneficie TODA humanidade.
Com a missão de praticamente democratizar o acesso à inteligência artificial, OpenAI é talvez um dos projetos menos conhecidos de Elon Musk, porém, muito curioso!
A empresa desenvolveu uma das IA mais poderosas que existe, GPT-3, o maior modelo de linguagem criado, que pode gerar textos incríveis e praticamente impossíveis de diferenciar de um texto humano.
Basta colocar um tema, e a IA pode escrever artigos MUITO bem elaborados, acurados e informacionais, como este artigo em inglês criado pela GPT-3.
Além da GPT-3, a OpenAI já avançou em diversos outros projetos como de uma rede neural que cria músicas (Jukebox) e outra que cria imagens a partir de texto (DALL-E).
Starship – qualquer lugar da terra em até 1 hora?
Imagina fazer uma viagem de São Paulo a Paris em pouco menos de 35 minutos?
Pois é, o mesmo tempo de viagem de um bairro de São Paulo para outro, parece até brincadeira.
Mas como isso é possível?
A resposta simples: foguetes. Ao lançar espaçonaves na órbita da Terra, elas viajam a velocidades impressionantes, permitindo a chegada em grande parte das cidades da Terra em menos de 1 hora, de qualquer ponto.
Isso só é possível graças à tecnologia desenvolvida pela SpcaeX, que permite a reutilização de todo o sistema de lançamento (foguete + espaçonave), sendo que a nave poderia pousar em uma estação estabelecida nas cidades.
Com o foguete chamado Super Heavy e a espaçonave Starship, a empresa pretende levar cargas e passageiros na órbita da Terra, lua e até Marte!
O sistema já está em fase de testes e teve resultados promissores, mas ainda não se sabe ao certo as datas para que esse projeto de transporte seja implementado, até porque é algo burocrático, caro e a empresa tem outras prioridades no momento com o sistema, como a ida à lua e Marte.
E aí, qual seu projeto preferido?
Particularmente, acho que todos estão em um nível tão interessante, que fica difícil escolher!
Aproveite para dar uma olhada na história de Elon Musk e alguns dados relevantes sobre o bilionário!