Hyperloops: o transporte do futuro?

O começo...

Elon Musk apresentou pela primeira vez a ideia em 2012, e, um ano depois, publicou uma artigo com um rascunho do que seria e como funcionaria esse transporte. Já existiam soluções parecidas, mas não apresentadas dessa forma.

Problema

O grade problema que Elon Musk gostaria de resolver é o trânsito mundial.  Teoricamente, Hyperloops permitiriam que economizássemos tempo em viagens, além de beneficiar o trânsito e meio ambiente.

Solução

Hyperloops são cápsulas parecidas com o Metrô, que ficam dentro de tubos embaixo ou acima da terra. O diferencial desse transporte é que o tubo fica em constante estado de baixíssima pressão - quase vácuo - além da cabine estar em levitação magnética.

Solução

Dessa forma, são tiradas de jogada duas forças que dificultam o alcance de altas velocidades: - Fricção - Resistência do ar

Resultado

As capsulas então, teoricamente, poderiam atingir a velocidade de até 1,2 mil  km/h, permitindo que um trajeto como Belo Horizonte -- São Paulo seja feito em 35 minutos, sem toda aquela burocracia e altos valores de uma viagem de avião.

Andaria de Hyperloop?

Já existem várias empresas implementando esse sistema e algumas com autorização de governos para fazer o projeto.  Apesar disso, o projeto sofre críticas e tem erros, mas já representa um grande avanço para transportes mais sustentáveis e eficientes. Ainda não seguiu a gente no Instagram e YouTube?!! Segue abaixo: