SEO para YouTube TUDO o que você precisa saber [2021]

SEO para YouTube: TUDO o que você precisa saber [2021]

Se você chegou neste post, provavelmente sabe que não tem mais para onde fugir:

Para planejar uma estratégia de sucesso e completa no mercado digital, os conteúdos em vídeo não podem faltar!

E o YouTube é uma rede que cresceu significativamente nos últimos anos, consolidando uma das fontes com maior potencial para gerar engajamento e reconhecimento de marca nesse formato.

Portanto, saindo um pouco do usual SEO para sites e blogs, decidi escrever um artigo específico sobre SEO para YouTube, a estratégia mais importante para o sucesso de seu canal na rede!

Neste artigo, trouxe um guia completo sobre como fazer SEO para YouTube, com diversas dicas e hacks que você provavelmente não conhecia.

Segue a leitura para saber mais!

O que é SEO para YouTube e como fazer?

SEO para Youtube é um conjunto de ações estratégicas que visa otimizar seus conteúdos e canais na rede, para potencializar os resultados orgânicos.

O que seriam resultados orgânicos?

Basicamente, é o alcance que você consegue de forma natural no YouTube, sem ter que investir diretamente em anúncios para ter mais visualizações.

Sabe os vídeos que aparecem nos recomendados do Youtube ou quando você pesquisa por um termo na barra de busca?

Grande parte deles são sugestões orgânicas do Youtube, ou seja, ninguém pagou para aparecer por lá (há um anúncio ou outro, mas a maioria são resultados não pagos).

Uma pesquisa indicou que 70% dos conteúdos assistidos no Youtube são recomendados pelo algoritmo.

Ou seja, 70% dos conteúdos assistidos na plataforma tem como fonte principal de tráfego o “tráfego SEO”.

Mas como fazer esse tal de SEO para Youtube?

Basicamente há dois focos quando se planeja uma estratégia de SEO para o YouTube:

  • Usuário: um dos objetivos do Youtube é proporcionar a melhor experiência para o usuário. Portanto, se você otimiza para o usuário, está meio caminho andado para o sucesso nessa rede
  • Algoritmo do YouTube: O algoritmo do YouTube tenta simular a experiência do usuário para classificar a relevância de um conteúdo. Porém, há diversos outros fatores importantes que você precisa trabalhar em seus conteúdos pensando no algoritmo que vão além da experiência.

Inquestionavelmente, conhecer o algoritmo do YouTube é fundamental para que você tenha sucesso nessa plataforma. 

Veja a seguir:

Como funciona o algoritmo do YouTube?

O Algoritmo do Youtube tem como função classificar e organizar os conteúdos em sua plataforma, para que seus usuários consumam conteúdos mais relevantes de acordo com cada perfil e segmento.

Alguns dos principais objetivos do algoritmo são:

  • manter os usuários em sua plataforma
  • aumentar a visibilidade de outros vídeos
  • gerar engajamento para que outros usuários conheçam e entrem no YouTube.

Para definir qual conteúdo é mais adequado e relevante para cada usuário, o YouTube leva em consideração diversos fatores, veja alguns dos principais:

  • Watchtime: tempo que o usuários passa assistindo seus vídeos
  • Session time: tempo de uma sessão completa do usuário no Youtube
  • Comentários no vídeo
  • Cliques em “curtir” e “descurtir”
  • Consistência: é a frequência de postagem de seus conteúdos na plataforma
  • Palavras-chave no conteúdo

É o meio pelo qual os usuários encontram conteúdos nos diferentes mecanismos de busca. Por exemplo, se quero ver um conteúdo

Mas há diversos outros fatores sobre os quais vou falar no próximo tópico:

12 dicas de SEO para YouTube: como potencializar seus resultados com essa estratégia

Confira agora 12 dicas fundamentais para trabalhar um SEO de qualidade em seus vídeos.

Siga cada uma dessas dicas e garanta um melhor desempenho de seus vídeos!

1. Pesquisa de palavras-chave

Antes de qualquer coisa, é fundamental que você faça uma pesquisa aprofundada de palavras-chave referentes ao tema que abordará.

Palavras-chave são termos que os usuários pesquisam em lugares como a barra de pesquisa do Youtube. 

Ou seja, elas representam de certa forma a intenção de um usuário ao pesquisar por determinado tema, por exemplo, imagine que você deseja fazer uma receita de bolo de chocolate. 

Para isso, acessa o Youtube ou Google e usa uma palavra-chave para encontrar uma receita legal para fazer:

  • “como fazer um bolo de chocolate”
  • “melhor receita de bolo de chocolate”.
 
Essas buscas são consideradas como palavras-chave, e para que seus conteúdos apareçam nas recomendações para elas, é fundamental saber quais são e utilizá-los em seu conteúdo (tanto falando os termos no vídeo, quanto utilizando os mesmos na descrição, título e tags).

Para nossa felicidade, há diversas ferramentas gratuitas que facilitam significativamente o processo de pesquisa de palavras-chave, fornecendo dados valiosos sobre as pesquisas de usuários:

  • Keywords Everywhere: extensão do chrome que faz a sugestão de diversas palavras-chave com base em algo que você pesquisou, além de trazer dados sobre a tendência do termos:

Widget da extensão Keywords Everywhere apreacendo por uma busca no YouTube para SEO

  • Google Trends: o Google Trends é uma fonte muito relevante para encontrar termos em alta e palavras-chave importantes para seu conteúdo. A ferramenta, se bem utilizada, pode gerar ótimos resultados para seu canal.
  • vidIQ: é claro que não poderia faltar a queridinha de muitos youtubers. Essa ferramenta/extensão é muito poderosa, trazendo insights relevantes durante a publicação de seu conteúdo como:
    • sugestões de tags
    • sua posição no YouTube para as palavras-chave do conteúdo
    • pontuação de SEO de seu vídeo
    • dados relevantes sobre o engajamento em seus vídeos

Exemplo de estatísticas do vidIQ

2. Otimização de título

Assim como a title tag de sites, o título é uma das partes mais importantes de seu conteúdo, e uma das portas de entrada para cada vídeo.

Ao trabalhar um título no YouTube, você precisar pensar em duas frentes:

  • Cliques: é preciso pensar em como atrair mais cliques com títulos atrativos, que chamam a atenção do usuário.
  • Posicionamento: o uso de palavras-chave é fundamental para que o YouTube entenda que seu conteúdo é relevante para o usuário e para que o mesmo tenha boas classificações.

3. Tags

As Tags também são importantes para potencializar sua visibilidade em diferentes temas e palavras-chave.

Aqui estão algumas recomendações para o uso de tags em seus vídeos:

  • Use todas -se possível- palavras-chave encontradas em sua pesquisa
  • Ordene as tags pela relevância delas em relação ao volume de busca e termo foco do conteúdo
  • Crie uma tag única para o canal, classificando todos seus vídeos com ela (pode ser o nome da marca, por exemplo)

O número de pesquisas médio por um palavra-chave em determinado mecanismo de busca. Se bolo de banana tem volume de busca médio mensal de 36.000, isso significa que o termo é buscado, em média, 36 mil vezes todo mês

4. Descrição

Assim como a meta description em sites, a descrição é fundamental para os vídeos no YouTube. Você deve encará-la como um mini artigo sobre o tema abordado.

Dessa forma, é possível explorar todas as palavras-chave, contextualizá-las e ter melhores resultados.

Algumas recomendações para sua descrição:

  • Timestamps: são os capítulos de seu vídeo, basicamente. Esse recurso é mais recente e serve para definir exatamente o que é falado em cada parte do vídeo, sendo muito útil para usuários e para o próprio algoritmo do YouTube entender melhor a estrutura de seus vídeos. Para implementá-los, basta seguir o seguinte formato:

Exemplo de Timestamp do YouTube

Exemplo de implementação de Timestamps

  • Evite links para concorrentes do YouTube como Instagram e Facebook, use apenas seu @ para evitar problemas em levar a audiência para outros canais
  • Use links relevantes e contextualizados para outros vídeos do canal, para potencializar a visibilidade dos mesmos

5. Nome dos arquivos

Os nomes dos arquivos de vídeo e thumbnail são muitas vezes esquecidos, mas também são relevantes para o algoritmo. 

Portanto, nomeie seus arquivos de forma bem descritiva e, claro, não esqueça de usar palavras-chave!

6. Divulgação nos canais digitais

Muitos esquecem que o YouTube nada mais é do que um dos muitos canais digitais onde sua marca deve estar presente.

Para potencializar os resultados de sua estratégia em vídeo, é fundamental investir na divulgação dos mesmos em outros canais, unificando as diferentes frentes do digital e trazendo pessoas para conhecer seu canal.

7. Invista em retenção

Lembra que uma das métricas mais importantes para o YouTube é o tempo em que o usuário permanece em seu vídeo?

Pois é, para mantê-lo o máximo possível no vídeo, é fundamental investir em boas práticas como:

  • Gerar expectativa por algo que vai acontecer apenas no final do vídeo
  • Resumir o que será dito no vídeo sem entregar muito no começo, para despertar o interesse dos usuários em continuar a assistir
  • Invista em um conteúdo dinâmico, com elementos visuais para que não fique muito monótono

8. Comentários

Os comentários em seu conteúdo são um importante indicativo de engajamento. 

Portanto, é importante fazer CTAs durante o vídeo que incentivem o engajamento de alguma forma.

Uma boa prática é fixar um comentário perguntando algo para o público e , claro, reagir e responder a maior quantidade de comentários da audiência que conseguir.

A tradução mais próxima seria chamada para ação, o que significa que um CTA nada mais é do que um chamado, que tem com o objetivo de incentivar alguma ação.No mundo do marketing digital o termo é muito utilizado para

9. Hashtags

As hashtags também são importantes no YouTube para aumentar sua visibilidade em determinados temas.

Recomendo o uso de no máximo 5 hashtags em seus conteúdos, e que elas sejam assertivas, tratando dos termos abordados no conteúdo e temas macro também, para contextualizar o vídeo.

10. Thumbnail

A Thumb é outro elemento determinante para o sucesso de seu vídeo. Ela que exerce forte influência sobre o clique ou não clique em seus conteúdos.

Invista em thumbnails atrativas, que chamem a atenção e que façam alguma promessa, pergunta ou afirmação, para despertar o interesse do usuários.

É importante também investir em um formato visualmente agradável, afinal, o usuário passa por diversas recomendações todos os dias e para se destacar em meio a tantos conteúdos, você deve explorar todos recursos disponíveis!

11. Stories + Posts no YouTube

Outra forma interessante de conseguir um melhor engajamento com seus conteúdos na plataforma é investindo nas diferentes possibilidades e formatos, como os stories e posts.

Ambos recursos podem ser utilizados para elevar o nível de interatividade com seus inscritos, para que eles participem mais nas decisões de temas através de enquetes, e para que possam ter outra fonte de conteúdo em seu canal.

12. Playlists

Por último, mas longe de ser menos importante, as playlists ajudam significativamente com o aumento de retenção dos usuários no YouTube e, como falado no tópico sobre o algoritmo, isso é valorizado pela a plataforma.

Portanto, invista na construção de playlists completas, categorizando seus conteúdos para que eles sejam mais vistos pelos usuários.

Espero que tenha gostado do conteúdo!

Deixe suas sugestões e agora está na hora de começar sua estratégia de SEO para YouTube, aplique tudo o que aprendeu por aqui e veja se os resultados melhoram para seu canal.

Aproveite também para ver o conteúdo sobre o Google Discover, uma fonte de tráfego com grandes oportunidades para novos entrantes.

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