Como aparecer no Google Discover

Google Discover: o que é e como aproveitar melhor essa fonte valiosa de tráfego [Checklist prático]

Google Discover é uma fonte de tráfego de SEO bem diferente do clássico tráfego orgânico que conhecemos pela busca.

A dinâmica é inversa: ao invés dos usuários pesquisarem algo para encontrar seus conteúdos nos resultados de pesquisa, é o Google quem sugere conteúdos com base nos interesses de usuários.

Muitos sites ainda não exploram essa fonte, mas com certeza devem ficar de olho!

É uma oportunidade única e na qual o Google vem investindo bastante, prova disso é o lançamento do novo formato Google Web Stories que, apesar de não ser exclusivo do Discover, tem um destaque no Feed:

Web Story no Discover em destaque

Atualmente existem sites que tem como maior fonte de tráfego o discover! 

Google Web Stories são uma formato bem parecido com os stories do Instagram, mas feitos para a web! Saiba mais clicando aqui.

O público presente na plataforma é enorme e o Google já deixou claro que o feed veio para ficar, sendo uma ótima oportunidade.

As mesmas boas práticas de SEO se aplicam em conteúdos voltados para o Discover, porém há algumas particularidades, tanto de conteúdo, quanto técnicas, e vou explicar mais sobre neste artigo!

O que é e como funciona o Google Discover?

Print do feed do Google Discover

Google Discover é um feed do Google, onde são exibidos conteúdos únicos para cada usuário, com base em seus interesses.

A diferença do Discover para a busca normal, é que o Google tem um papel mais ativo no Discover, entendendo buscas prévias e comportamento do usuário, para então sugerir os melhores conteúdos.

Ou seja, o usuário não precisa fazer uma busca no Discover!

E onde fica esse tal de discover?

Provavelmente você já viu o Discover em algum local, mas nem reparou. Ele está disponível apenas em dispositivos mobile nos seguintes locais:

  • No próprio navegador do Google no celular (ao navegar para a pesquisa, você notará um feed abaixo da barra de busca):

Feed do Google Discover aparecendo no navegador do Google pelo celular

  • Pelo aplicativo do Google;
  • Em alguns dispositivos, ao deslizar para a direita na tela inicial

Feed do Google Discover direto em alguns dispositivos mobile ao lado da página principal, com um deslizar

O feed funciona como nas redes sociais, basta rolar para encontrar novos conteúdos. Além disso, é possível curtir os conteúdos, informar o Google se um conteúdo foi relevante ou não para você e compartilhar ele facilmente.

Você pode também gerenciar seus interesses no Discover, escolhendo sobre quais temas quer receber mais conteúdos manualmente.

Os conteúdos que costumam aparecer por lá são notícias e pautas quentes, mas, ainda sim, há vários conteúdos Evergreen (atemporais) que também são exibidos.

Quanto mais atualizados, recentes e relevantes são os conteúdos para o momento, maiores chances eles têm de aparecer no Discover.

Antes que pergunte, não, AMP não é um requisito para estar no Google Discover! Apesar de aparecerem com frequência, você não precisa ter uma versão AMP de suas páginas.

Quer ter uma página mais veloz para potencializar seus resultados no Discover e outras fontes? Veja o post sobre o PageSpeed insights para que entenda quais as melhores otimizações

Por que produzir para o Discover?

Ainda não está 100% confiante no potencial do Discover? 

Então separei alguns motivos para você investir em conteúdo desse tipo:

  • Fonte de tráfego orgânico imediata: você não precisa esperar aqueles 10 anos até um conteúdo novo começar a ranquear, basta postar o conteúdo e no mesmo dia você pode ter vários acessos orgânicos;
  • Feed no qual o Google vem investindo bastante, ou seja, tem ganhado relevância e novos usuários;
  • Conquiste usuários fiéis a seus conteúdos, que podem seguir seu perfil e consumir os conteúdos sempre que disponíveis, consolidando uma fonte de tráfego constante para seu site;
  • Potencial alto de escalabilidade.
  • Benefício extra ao atualizar um conteúdo evergreen: a atualização de conteúdos com informações novas e relevantes pode potencializar não apenas sua posição, mas também seu tráfego do Discover.

Como fazer um bom conteúdo para Discover?

Sei que é muito clichê falar, mas quando pensamos no Discover, o foco do conteúdo deve ser totalmente centrado no usuário. 

Claro, isso é válido para todos conteúdos de SEO, mas no Discover esse fator é ainda mais relevante.

Não adianta encher o conteúdo de palavras-chave e, em muitos casos, você nem precisa fazer uma pesquisa minuciosa de keywords.

O Google reforça que você deve contar uma história com seu conteúdo e oferecer informações exclusivas, ou seja, não adianta ter um conteúdo no modelo padrão dos que já existem sobre o assunto, você precisa inovar, trazer informações diferentes e novas sobre o assunto, sobre as quais ninguém ainda falou!

Para te ajudar, separei um checklist com as principais perguntas que você deve fazer ao seu conteúdo, você pode vê-lo neste infográfico:

24 perguntas que você deve fazer ao seu conteúdo para potencializar seus resultados no discover.

Pensando no usuário

  • O conteúdo realmente atende às necessidades do público? 
  • Ele traz informações novas e interessantes sobre o tema abordado? conta uma história com essas informações?
  • É completo e, ao mesmo tempo, objetivo (entrega as informações que promete entregar)?
  • Se você lesse esse conteúdo, compartilharia com alguém?
  • O que eu tenho é diferente do que os concorrentes apresentam?

Formato de conteúdo no Discover

  • Tem imagem e títulos atrativos?
  • O título não tem a intenção de manipular o usuário para conseguir cliques? 
  • O título descreve bem o assunto abordado? 
  • O conteúdo tem imagens grandes e atrativas? 
  • As imagens tem o objetivo de atrair cliques? 
  • Tem oportunidade para inserir vídeos (vídeo é o formato de conteúdo preferido dos usuários, com certeza o Google não ignora isso ao avaliar se sua página é relevante para o usuário)?

Informações de confiabilidade e relevância para o Discover

  • O autor do conteúdo está especificado na página? (não vale colocar como autor “Time de redação” ou “Nome da marca”, o Google entende isso);
  • O conteúdo tem data de publicação e atualização especificadas na página?
  • A página tem informações para contato e suporte claras? 
  • Há informações como o nome da empresa responsável pelo site e pela gestão dos autores?
  • Há mais informações sobre o autor do conteúdo, como uma bio?

Temporalidade no Discover

  • O assunto abordado está em alta?
  • Meu conteúdo tem potencial de viralizar?
  • Se for uma notícia, é bem recente?
  • Se for um conteúdo Evergreen, como posso abordar temas em alta dentro dele?
  • Meu conteúdo é frequentemente atualizado?
  • Tenho uma frequência de publicação de conteúdos desse tipo no site? (manter a periodicidade é um fator importante para conquistar mais tráfego)

Especificações técnicas no Discover

  • As imagens têm mais de 1200px de largura? (precisam ter para aparecer como resultado de imagem grande no Discover, que atrai muito mais cliques);
  • meta robots do site está com a configuração “max-image-preview:large” ou tem versão AMP para permitir a exibição da imagem em tamanho grande?
  • A página é Mobile Friendly?
  • As imagens são responsivas, comprimidas e otimizadas, tem alt text?(alt=”” srcset=”” sizes=””>)
  • A página tem dados estruturados de :

            Article/NewsArticle/BlogPosting e Breadcrumb 

implementados corretamente? 

  • A página tem uma velocidade, no mínimo, mediana?
 

Se o seu conteúdo tem respostas positivas a todas as perguntas feitas anteriormente, ele tem boas chances de aparecer no Discover. 

MAS, vale ressaltar que, assim como todos conteúdos na busca, a autoridade da página também é considerada para definir se um conteúdo é relevante ou não para o usuário. 

Ou seja, não adianta ter todos os pontos citados acima bem alinhados no site, mas não investir no ganho de autoridade!

Como acompanhar os resultados no Discover?

Há diversas formas de acompanhar o tráfego de Discover, sendo a mais assertiva delas até o momento, pelo Google Search Console. 

Na ferramenta há um recurso chamado Discover, bem parecido com os resultados de pesquisa, porém sem a posição média e as palavras buscadas (afinal, no Discover não há uma posição fixa nem busca do usuário). 

Relatório de Discover do search console

As métricas que você pode ver por lá são: impressões, cliques e CTR

Como o Discover não tem posição, uma das principais métricas que gosto de acompanhar é o CTR.

Por que?

Mesmo seu conteúdo tendo muitas impressões, há vários conteúdos com temas bem parecidos no Discover, afinal, eles são escolhidos pelo Google com base no interesse do usuário, logo, é natural ter vários conteúdos sobre um mesmo tema.

Logo, o que faz a diferença mesmo são os elementos que atraem cliques e destacam seu conteúdo em meio a tantos.

E é aí que entram as principais otimizações que penso para Discover, depois de atender todos os requisitos citados:

  • Imagem: teste adicionar elementos na imagem que a tornem mais atrativa 
  • Título: faça promessas na title e as torne o mais chamativas possível
  • Descrição: descreva bem o conteúdo, mas não entregue tudo de uma vez, uma mistério na descrição e título não é errado, contanto que o conteúdo entregue o prometido

Outra ferramenta bem interessante para acompanhar o resultado de seus artigos em tempo real é o Realtime Content Insights.

 

Ferramenta do Google News Realtime Content Insights

A ferramenta é uma iniciativa do Google News,  e você pode usá-la através da integração com sua conta do Analytics. 

Ela tem várias métricas diferentes, que ajudam na análise específica de conteúdos quentes, principalmente notícias. 

Infelizmente, não é possível filtrar apenas pelos acessos do Discover por lá, mas, já dá para acompanhar mais de perto e em tempo real o desempenho de seus conteúdos, focando a análise em métricas de comportamento!

Algumas das métricas da ferramenta:

✔ Leitores em tempo real de cada artigo

✔ Diferenciação entre novos usuários (casual) e os que retornaram ao artigo (loyal)

✔ Recirculação dos artigos

✔ Acessos mobile vs desktop

✔ Velocidade da página

✔ Profundidade média do scroll na página (precisa configurar)

✔ ️Fontes de tráfego (direto, orgânico…)

✔ País, região e cidade das visitas

Para utilizá-la, basta acessar este link, conectar à sua conta do analytics e analisar os resultados!

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Aproveite também para ver os conteúdos sobre como se preparar para as Core Web Vitals, novo fator de ranqueamento do Google a partir de Maio de 2021.

Perguntas e respostas Google Discover

Em qualquer conteúdo do Discover, acesse os três pontos na parte inferior direita do conteúdo. Após, toque em “Gerenciar Interesses” e personalize seu Discover!

É um recurso do Google para incentivar o consumo de conteúdos relevantes e direcionar os usuários a conteúdos de sue interesse.

O Discover funciona com base no interesse do usuário, com se fosse um feed das redes sociais, mas com conteúdos da web!

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