Google Discover é uma fonte de tráfego de SEO bem diferente do clássico tráfego orgânico que conhecemos pela busca.
A dinâmica é inversa: ao invés dos usuários pesquisarem algo para encontrar seus conteúdos nos resultados de pesquisa, é o Google quem sugere conteúdos com base nos interesses de usuários.
Muitos sites ainda não exploram essa fonte, mas com certeza devem ficar de olho!
É uma oportunidade única e na qual o Google vem investindo bastante, prova disso é o lançamento do novo formato Google Web Stories que, apesar de não ser exclusivo do Discover, tem um destaque no Feed:
Atualmente existem sites que tem como maior fonte de tráfego o discover!
O público presente na plataforma é enorme e o Google já deixou claro que o feed veio para ficar, sendo uma ótima oportunidade.
As mesmas boas práticas de SEO se aplicam em conteúdos voltados para o Discover, porém há algumas particularidades, tanto de conteúdo, quanto técnicas, e vou explicar mais sobre neste artigo!
O que é e como funciona o Google Discover?
Google Discover é um feed do Google, onde são exibidos conteúdos únicos para cada usuário, com base em seus interesses.
A diferença do Discover para a busca normal, é que o Google tem um papel mais ativo no Discover, entendendo buscas prévias e comportamento do usuário, para então sugerir os melhores conteúdos.
Ou seja, o usuário não precisa fazer uma busca no Discover!
E onde fica esse tal de discover?
Provavelmente você já viu o Discover em algum local, mas nem reparou. Ele está disponível apenas em dispositivos mobile nos seguintes locais:
- No próprio navegador do Google no celular (ao navegar para a pesquisa, você notará um feed abaixo da barra de busca):
- Pelo aplicativo do Google;
- Em alguns dispositivos, ao deslizar para a direita na tela inicial
O feed funciona como nas redes sociais, basta rolar para encontrar novos conteúdos. Além disso, é possível curtir os conteúdos, informar o Google se um conteúdo foi relevante ou não para você e compartilhar ele facilmente.
Você pode também gerenciar seus interesses no Discover, escolhendo sobre quais temas quer receber mais conteúdos manualmente.
Os conteúdos que costumam aparecer por lá são notícias e pautas quentes, mas, ainda sim, há vários conteúdos Evergreen (atemporais) que também são exibidos.
Quanto mais atualizados, recentes e relevantes são os conteúdos para o momento, maiores chances eles têm de aparecer no Discover.
Antes que pergunte, não, AMP não é um requisito para estar no Google Discover! Apesar de aparecerem com frequência, você não precisa ter uma versão AMP de suas páginas.
Por que produzir para o Discover?
Ainda não está 100% confiante no potencial do Discover?
Então separei alguns motivos para você investir em conteúdo desse tipo:
- Fonte de tráfego orgânico imediata: você não precisa esperar aqueles 10 anos até um conteúdo novo começar a ranquear, basta postar o conteúdo e no mesmo dia você pode ter vários acessos orgânicos;
- Feed no qual o Google vem investindo bastante, ou seja, tem ganhado relevância e novos usuários;
- Conquiste usuários fiéis a seus conteúdos, que podem seguir seu perfil e consumir os conteúdos sempre que disponíveis, consolidando uma fonte de tráfego constante para seu site;
- Potencial alto de escalabilidade.
- Benefício extra ao atualizar um conteúdo evergreen: a atualização de conteúdos com informações novas e relevantes pode potencializar não apenas sua posição, mas também seu tráfego do Discover.
Como fazer um bom conteúdo para Discover?
Sei que é muito clichê falar, mas quando pensamos no Discover, o foco do conteúdo deve ser totalmente centrado no usuário.
Claro, isso é válido para todos conteúdos de SEO, mas no Discover esse fator é ainda mais relevante.
Não adianta encher o conteúdo de palavras-chave e, em muitos casos, você nem precisa fazer uma pesquisa minuciosa de keywords.
O Google reforça que você deve contar uma história com seu conteúdo e oferecer informações exclusivas, ou seja, não adianta ter um conteúdo no modelo padrão dos que já existem sobre o assunto, você precisa inovar, trazer informações diferentes e novas sobre o assunto, sobre as quais ninguém ainda falou!
Para te ajudar, separei um checklist com as principais perguntas que você deve fazer ao seu conteúdo, você pode vê-lo neste infográfico:
Pensando no usuário
- O conteúdo realmente atende às necessidades do público?
- Ele traz informações novas e interessantes sobre o tema abordado? conta uma história com essas informações?
- É completo e, ao mesmo tempo, objetivo (entrega as informações que promete entregar)?
- Se você lesse esse conteúdo, compartilharia com alguém?
- O que eu tenho é diferente do que os concorrentes apresentam?
Formato de conteúdo no Discover
- Tem imagem e títulos atrativos?
- O título não tem a intenção de manipular o usuário para conseguir cliques?
- O título descreve bem o assunto abordado?
- O conteúdo tem imagens grandes e atrativas?
- As imagens tem o objetivo de atrair cliques?
- Tem oportunidade para inserir vídeos (vídeo é o formato de conteúdo preferido dos usuários, com certeza o Google não ignora isso ao avaliar se sua página é relevante para o usuário)?
Informações de confiabilidade e relevância para o Discover
- O autor do conteúdo está especificado na página? (não vale colocar como autor “Time de redação” ou “Nome da marca”, o Google entende isso);
- O conteúdo tem data de publicação e atualização especificadas na página?
- A página tem informações para contato e suporte claras?
- Há informações como o nome da empresa responsável pelo site e pela gestão dos autores?
- Há mais informações sobre o autor do conteúdo, como uma bio?
Temporalidade no Discover
- O assunto abordado está em alta?
- Meu conteúdo tem potencial de viralizar?
- Se for uma notícia, é bem recente?
- Se for um conteúdo Evergreen, como posso abordar temas em alta dentro dele?
- Meu conteúdo é frequentemente atualizado?
- Tenho uma frequência de publicação de conteúdos desse tipo no site? (manter a periodicidade é um fator importante para conquistar mais tráfego)
Especificações técnicas no Discover
- As imagens têm mais de 1200px de largura? (precisam ter para aparecer como resultado de imagem grande no Discover, que atrai muito mais cliques);
- A meta robots do site está com a configuração “max-image-preview:large” ou tem versão AMP para permitir a exibição da imagem em tamanho grande?
- A página é Mobile Friendly?
- As imagens são responsivas, comprimidas e otimizadas, tem alt text?(alt=”” srcset=”” sizes=””>)
- A página tem dados estruturados de :
Article/NewsArticle/BlogPosting e Breadcrumb
implementados corretamente?
- A página tem uma velocidade, no mínimo, mediana?
Se o seu conteúdo tem respostas positivas a todas as perguntas feitas anteriormente, ele tem boas chances de aparecer no Discover.
MAS, vale ressaltar que, assim como todos conteúdos na busca, a autoridade da página também é considerada para definir se um conteúdo é relevante ou não para o usuário.
Ou seja, não adianta ter todos os pontos citados acima bem alinhados no site, mas não investir no ganho de autoridade!
Como acompanhar os resultados no Discover?
Há diversas formas de acompanhar o tráfego de Discover, sendo a mais assertiva delas até o momento, pelo Google Search Console.
Na ferramenta há um recurso chamado Discover, bem parecido com os resultados de pesquisa, porém sem a posição média e as palavras buscadas (afinal, no Discover não há uma posição fixa nem busca do usuário).
As métricas que você pode ver por lá são: impressões, cliques e CTR.
Como o Discover não tem posição, uma das principais métricas que gosto de acompanhar é o CTR.
Por que?
Mesmo seu conteúdo tendo muitas impressões, há vários conteúdos com temas bem parecidos no Discover, afinal, eles são escolhidos pelo Google com base no interesse do usuário, logo, é natural ter vários conteúdos sobre um mesmo tema.
Logo, o que faz a diferença mesmo são os elementos que atraem cliques e destacam seu conteúdo em meio a tantos.
E é aí que entram as principais otimizações que penso para Discover, depois de atender todos os requisitos citados:
- Imagem: teste adicionar elementos na imagem que a tornem mais atrativa
- Título: faça promessas na title e as torne o mais chamativas possível
- Descrição: descreva bem o conteúdo, mas não entregue tudo de uma vez, uma mistério na descrição e título não é errado, contanto que o conteúdo entregue o prometido
Outra ferramenta bem interessante para acompanhar o resultado de seus artigos em tempo real é o Realtime Content Insights.
A ferramenta é uma iniciativa do Google News, e você pode usá-la através da integração com sua conta do Analytics.
Ela tem várias métricas diferentes, que ajudam na análise específica de conteúdos quentes, principalmente notícias.
Infelizmente, não é possível filtrar apenas pelos acessos do Discover por lá, mas, já dá para acompanhar mais de perto e em tempo real o desempenho de seus conteúdos, focando a análise em métricas de comportamento!
Algumas das métricas da ferramenta:
✔ Leitores em tempo real de cada artigo
✔ Diferenciação entre novos usuários (casual) e os que retornaram ao artigo (loyal)
✔ Recirculação dos artigos
✔ Acessos mobile vs desktop
✔ Velocidade da página
✔ Profundidade média do scroll na página (precisa configurar)
✔ ️Fontes de tráfego (direto, orgânico…)
✔ País, região e cidade das visitas
Para utilizá-la, basta acessar este link, conectar à sua conta do analytics e analisar os resultados!
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Aproveite também para ver os conteúdos sobre como se preparar para as Core Web Vitals, novo fator de ranqueamento do Google a partir de Maio de 2021.
Perguntas e respostas Google Discover
Como personalizar o Discover do Google?
Em qualquer conteúdo do Discover, acesse os três pontos na parte inferior direita do conteúdo. Após, toque em “Gerenciar Interesses” e personalize seu Discover!
O que é Discover?
É um recurso do Google para incentivar o consumo de conteúdos relevantes e direcionar os usuários a conteúdos de sue interesse.
Como funciona o Discover do Google?
O Discover funciona com base no interesse do usuário, com se fosse um feed das redes sociais, mas com conteúdos da web!