Ilustração de tag com Title Tag o que é e como criaar titles otimizadas para SEO!

Title Tag: o que é e como criar titles otimizadas para SEO!

SEO ou não, se você tem um site precisa conhecer essa marcação, não tem para onde fugir!

A Title tag é uma das marcações mais importantes para manter suas páginas otimizadas e potencializar o ranqueamento das mesmas no Google e outros mecanismos de busca.

Sem otimizar essa marcação, você pode ter um conteúdo perfeito, site rápido e lindo, mas não aparecer no Google para os termos mais importantes de seu negócio.

Se você já conhece a marcação e sua importância, ótimo, navegue pelo índice de conteúdo que temos algumas dicas para otimizar sua title.

Caso ainda não conheça essa marcação, ótimo também, pois neste artigo vou passar pelo básico, desde o que é essa tag e como implementá-la, até otimizações e dicas avançadas que você pode aplicar para ter bons resultados.

É um tema chatinho? Talvez…mas preste atenção que essa marcação é bem importante!

Vamos lá?

O que são Title Tags?

Title tag é uma marcação no código HTML das páginas que indica qual é o título daquela página. O Google e outros mecanismos de busca usam o título dentro da marcação para exibi-lo nos seus resultados de busca (SERP). 

Ou seja, é ela que vai aparecer nos resultados (aquele título azul) de uma pesquisa no Google.

Por exemplo, se pesquisarmos por “banana”:

Exemplo de title tag nos resultados da pesquisa por banana na SERP do Google

No caso a title é: “Banana: conheça os tipos, os benefícios e as formas de…”.

Isso significa que a title é a porta de entrada que um usuário tem para seus conteúdos! 

Se ele não gostar muito, pode ter certeza que ele vai simplesmente deslizar a tela e acessar a página do concorrente que parecer mais interessante.

Mas não é só isso!

Devemos lembrar que o nosso querido amigo, o algoritmo do Google, atribui um peso muito grande a essa tag, para entender do que se trata o conteúdo da sua página e como ele deve apresentar a mesma nos resultados de busca.

Portanto, o trabalho de redigir uma title é feito pensando em duas frentes:

  • Google: uso da palavra-chave principal do conteúdo, de acordo com o que os usuários mais pesquisam e com as páginas que já estão posicionadas para aquele termo (afinal, se elas já estão bem posicionadas, é porque o Google achou que são relevantes para o usuário).
  • Usuário: pense em atrair cliques e também, use a palavra-chave o mais à esquerda possível para que ele já veja logo o termos que buscou.
 
Nota: quando falo palavras-chave me refiro aos termos buscados pelos usuários no Google e outros mecanismos. Por exemplo “como fazer um bolo” é uma palavra-chave.

Outro ponto importante de ressaltar é que a title tem um limite de 580 pixels. Passando disso ela vai “estourar”, ficando com aqueles três pontinhos (…) que aparecem no exemplo da busca por “banana”!

Ou seja, é preciso que ela seja objetiva e concisa, dentro desse limites para evitar esse problema.

Claro, você ainda pode posicionar bem um conteúdo com a Title “estourada”, mas ao menos deve garantir que as informações mais importantes e palavras-chave estejam dentro dos limites.

Mas não se preocupe, há várias ferramentas em que você pode colar sua ideia de title e simular exatamente como ela ficará no Google. 

Uma que indico é a SERPsim. Para utilizá-la, basta colar a title no campo “Title” e ver o resultado:

SERPsim, ferramenta de simulação da SERP para verificar o limite da Title

Como implementar a title tag em minhas páginas?

Como eu disse, a title tag é uma marcação HTML (<title>) que deve ser inserida dentro do head das páginas.

Nota: HTML é uma linguagem de programação utilizada para a construção de páginas na web, sendo uma das marcações mais importantes de SEO, para que o Google e outros algoritmos entendam o que é cada elemento da página.

O que isso significa?

Toda página construída em HTML terá dois elementos principais:

  • <head>, onde ficam links para arquivos CSS e JavaScript  importantes, além das meta tags. 
  • <body> basicamente onde fica o conteúdo da página, heading tags e links internos

Entre os links e meta tags no <head>, temos a <title>. Você precisa garantir que todas as páginas em seu site tenham essa marcação e que seu publicador possibilite sua alteração para otimização.

Como fazer isso?

  • Há diversas extensões do Chrome – como SEO META in 1 CLICK – que mostram qual é a title de uma página ou se a mesma está ausente, além de outras informações importantes para SEO!

Extensão SEO META in 1 CLICK para ver a title tag da página

  • Você pode ver também manualmente pressionando Ctrl + U para acessar o código fonte da página, após Ctrl + F  e então pesquisar por: “title”.

Acessando o código fonte para checar a title manualmente

Mas não se preocupe, você provavelmente não precisará mexer no código da página diretamente, se precisar, é bem pouco!

Em geral a title é um campo editável nos publicadores, aparecendo como title mesmo ou “título SEO”, como uma opção de preenchimento antes de publicar um conteúdo.

Se você usa o WordPress, pode instalar os plugins Yoast SEO ou Rank Math para conseguir editar a title diretamente pelo editor de conteúdo.

Basta instalar o plugin, ativá-lo e, dentro do seu editor de conteúdo, navegar até lá embaixo para ver a opção de editar URL permanente, title e description, três elementos fundamentais de SEO.

Exemplo de editor de title de um conteúdo pelo plugin Rank Math do WordPress

Se você não encontrar esse campo de jeito nenhum em seu CMS, peça a um desenvolvedor que adicione a tag no head de todas as páginas para que sejam editáveis (é uma implementação bem simples!).

Agora que você sabe a importância da Title tag e como implementá-la, vamos ao que mais importa:

Como otimizar minha title?

5 dicas para ter o melhor título para SEO

Otimização de title para SEO é uma arte 🎨

Isso porque para fazer uma boa title, você deve conciliar diversos fatores relacionados ao Algoritmo do Google e Usuários, para que ela não fique nem muito tendenciosa para um, nem para outro.

O processo envolve conhecimentos de:

  • Copywriting
  • Pesquisa de palavras-chave
  • Análise competitiva da SERP

Unir tudo isso em um espaço limitado para o título de forma a gerar diferenciação, atrair cliques e, ao mesmo tempo, otimizar para o Google não é tão fácil quanto parece!

Para te ajudar, trouxe algumas dicas não genéricas, fruto de diversos testes e conhecimentos práticos, confira!

1. Palavra-chave o mais à esquerda possível

A primeira delas é o uso da palavra-chave principal do conteúdo o mais à esquerda possível!

Se a sua palavra-chave é “O que é marketing”, por exemplo, o ideal seria que ela fique logo no início do título para que o usuário veja nos resultados de pesquisa que sua página atende ao que ele busca.

Nota: Uma pesquisa realizada pelo Nielsen Norman Group revelou que o padrão de leitura de um usuário é da esquerda para a direita, em um formato parecido com a letra F. Ou seja, em geral, o primeiro elemento que o usuário vai ler em sua title é a primeira palavra que aparece, sendo uma das mais importantes para reter sua atenção.

Essa prática é bem famosa, e se você começar a notar, verá várias titles no modelo: Palavra-chave + : + complementos, por exemplo:

O que é marketing: guia completo com conceitos e estratégias!

Mas esse modelo não é uma regra e depende de cada palavra-chave, há resultados em que você verá dinâmicas completamente diferentes, por isso a próxima dica é tão importante:

2. Analise bem os primeiros colocados para a palavra-chave

Essa é uma das etapas que considero mais importantes ao otimizar uma title. É fundamental, sempre que for trabalhar um termo novo, pesquisar pelo mesmo no Google e verificar:

  • Quais tipos de conteúdos estão se posicionando para o termo: são vídeos? Tabelas? passo a passo? guias completos?
  • Entender quais perguntas os conteúdos nas primeiras posições respondem também é fundamental, pois em geral, se estão lá é porque respondem bem às questões dos usuários
  • Como os títulos dos concorrentes estão estruturados? quais termos eles usam? Falam sobre dicas, estratégias, conceitos, significados, fotos…?

Todas essas perguntas e análises te ajudam a entender melhor não só qual promessa fazer na title para atrair um clique, mas também qual tipo de conteúdo o usuário que pesquisa pelo termo procura.

Se você notar que quase todos primeiros colocados usam o termo “benefícios” na title, pode ser importante ter em sua também, por exemplo.

Mas é claro, lembre-se sempre de diferenciar seus títulos, para se destacar nos resultados de pesquisa!

3. Use números na title

Os números na title se aplicam há alguns casos, mas são bem interessantes para explorar mais em seus títulos.

Eles costumam ter mais destaque nos resultados, chamando a atenção dos usuários, além de serem uma promessa clara da entrega de valor no conteúdo.

Suponha que você vai pesquisar sobre dicas para melhorar suas habilidade na cozinha e aparecem dois resultados:

  • 10 dicas práticas para melhoras suas habilidade na cozinha hoje
  • Como melhorar suas habilidade na cozinha: confira dicas
 
Eu não sei você, mas eu definitivamente clicaria na primeira opção, é mais atrativa, interessante e tem uma entrega clara: 10 dicas para aplicar hoje.

4. Otimize para a intenção de busca

Para fazer  a melhor title, você deve estudar qual a intenção de um usuário quando ele pesquisa pelo termo.

Por exemplo, “banana” é um termo muito genérico, mas se os usuários pesquisam por isso, o que será que eles querem saber sobre? Valor nutricional? benefícios? o que é?

Você só chega à resposta para essas perguntas de duas formas:

  • Entendendo o segmento bem e no que os usuários costumam ter dúvidas
  • Estudando os primeiros colocados para a busca, para ver o que já está atendendo a esses usuários

Palavras-chave com termos como “onde”, “como”, “o que”, “quando” podem ser boas escolhas para SERPs informacionais, por exemplo.

Nota: SERPs informacionais são resultados de busca para consultas em que o usuário tem a intenção de adquirir uma informação, diferentes de SERPs transacionais por exemplo, onde a intenção é adquirir um produto ou serviço.

Esses termos são objetivos e podem ajudar na atratividade de seus títulos!

Lembre-se também de deixar claro o que será apresentado no conteúdo, de acordo com a intenção do usuário, usando termos como: 

passo a passo“, “tutorial“, “guia completo“, “dicas“…

5. Destaque os termos mais relevantes

Apesar de o tamanho das titles ser limitado, podemos fazer algumas brincadeiras com as palavras nos títulos para torná-los mais atrativas.

Uma delas é usar termos específicos em letra maiúscula, principalmente quando representa algo que provavelmente atrairia o usuário para aquele tipo de busca.

Esse recurso pode te ajudar a ter um diferencial em relação aos concorrentes e conseguir mais cliques com o título, por exemplo:

Ferramentas de SEO: saiba qual é a MELHOR das ferramentas.

Como mensurar os resultados de meus testes com Title?

Podemos dizer que há dois tipos principais de otimizações de title. A primeira consiste em uma otimização visando o ganho de posição para um termo específico, onde você busca maneiras de alocar a palavra-chave para a qual deseja posicionar no espaço do título.

Já na segunda, você já está bem posicionado no Google, mas está com uma baixa taxa de cliques e deseja encontrar formas de tornar seu título mais atrativo para aumentar essa taxa e, consequentemente, seus acessos à página.

Em ambos os casos as métricas que você deve olhar são diferentes e vou explicar melhor agora.

Nota: A taxa de cliques é a divisão dos cliques em um resultado do Google pelas impressões do mesmo (cliques/impressões), que por sua vez são o número de vezes que um resultado apareceu para os usuários na busca. Essa taxa de cliques é chamada de CTR (click through rate).

Primeiro caso:

No primeiro caso, como você ainda não está bem posicionado, a taxa de cliques (CTR) pode variar muito e enviesar os dados caso você queira fazer somente um teste para atrair mais cliques.

Isso porque uma simples queda ou aumento de posição pode fazer uma diferença enorme nos cliques que a palavra recebe. 

Se sua página cair da 10 para a 11 posição no Google, significa que ela foi parar na segunda página, isso resultaria em uma queda expressiva no CTR, mas não significa que seu título não está menos atrativo.

Portanto, tome cuidado ao usar o CTR como referência quando você não está em uma posição bem consolidada.

O que usar então?

Sugiro usar como referência a posição média dos termos para o qual otimizou, para ver se houve alguma evolução com a mudança da Title ou não.

Nota: você tem acesso a essas métricas pelo Google Search Console, uma ferramenta gratuita para monitorar a performance de suas palavras-chave e páginas no Google.

Segundo caso:

Aqui sim podemos acompanhar com mais assertividade o CTR! 

Quando você já está em uma boa posição no Google e bem consolidada (sem muitas variações), surge a necessidade de atrair mais cliques, pois entre os primeiros colocados a title exerce grande influência na escolha do usuário.

Então faça suas otimizações pensando nesse indicador. Se houver uma evolução significativa no CTR, pode ser que sua otimização deu certo e que a title está atraindo mais cliques.

Mas lembre-se de sempre tomar cuidado com fatores como eventos pontuais e sazonais, que podem afetar os resultados!

FAQ

O recomendado é que a title não passe de 60 caracteres, porém tudo depende dos pixels e isso pode varias com letras maiúsculas. O limite de pixels é por volta de 580px.

A função da Title é definir o título da página de seu site, para que o mesmo apareça nas diferentes plataformas da web.

Title heading é o título que aparece na página. Ele é marcado com a tag HTML <h1>. Esse título pode ser diferente da <title> e não tem limite de caracteres.
 

Espero ter ajudado com este conteúdo! 

Aproveite para dar uma olhada no conteúdo sobre a canonical tag, outro elemento importante para SEO, onde explicamos tudo sobre ela e como utilizá-la.

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