Realidade Estendida é um termo que se refere à combinação entre o mundo físico e digital. Dentro dela, temos tecnologias famosas que muitos conhecem: - Realidade Virtual (RV ou VR) - Realidade Aumentada (RA ou AR)
A diferença entre as duas está na forma como a integração é feita: na RV é criado um cenário digital 3D onde a pessoa pode interagir com os elementos. Já a RA consiste em elementos digitais 3D no mundo real. Vamos aos exemplos —>
Os óculos de realidade virtual talvez sejam os mais famosos exemplos, onde a pessoa coloca um aparelho que permite a imersão visual em um mundo digital, como um jogo. As aplicações vão desde o setor de saúde até o automobilístico.
Pokémon GO e alguns filtros do Instagram se encaixam perfeitamente aqui. Essa tecnologia pode ser aplicada em sistemas de navegação e até para “provar” peças de roupa sem ter que ir à loja, por exemplo.
Ambas tecnologias estão crescendo bastante no mercado e grandes empresas como Google e Apple investem em novas aplicações. Elas já têm ajudado segmentos importantes da sociedade e a tendência é que cresçam muito mais nos próximos anos.