INOVAÇÃO

Além do Bitcoin: O que é Blockchain?

Blockchain é uma tecnologia que permite o registro, armazenamento e transação de dados digitais, de forma descentralizada e segura. É como se fosse um livro público composto por páginas (blocos), onde ficam registradas todas transações de determinado dado, como Bitcoins.

Definição

Resumidamente, os dados presentes na Blockchain são protegidos por criptografia, ou seja, um código que representa cada bloco de transações. Esse código, além de ser único, é interligado com o código dos blocos de transações anteriores.  Mudar uma vírgula sequer em um dos blocos implicaria encontrar um novo código para ele e todos os posteriores, o que torna a fraude nesse sistema quase impossível.

Como funciona?

Para garantir a descentralização do sistema, entram em cena os mineradores. O que eles fazem é emprestar poder computacional para chegar aos códigos únicos de cada bloco e validar as transações dos integrantes da rede. Ao fazer isso eles recebem uma recompensa, como Bitcoins.

Mineradores

Por exemplo, se a pessoa A manda para a Blockchain que enviou 10 bitcoins para a pessoa B, os mineradores checam o histório da rede para ver se a transação é realmente válida.  Caso seja, eles a registram junto com outras transações em um bloco, que é representado pelo código único mencionado antes.

Exemplo

O minerador só pode adicionar um bloco novo na rede com aprovação de 50% + 1 da rede.  Isso trona muito difícil a fraude, pois outros integrantes da rede precisam comprovar que aquelas transações são válidas, analisando os cálculos feitos pelo minerador.

Dificuldade

Assim que a transação estiver no bloco, ela nunca mais pode ser alterada, e seus dados podem ser acessados por todos que quiserem, como data, endereços envolvidos e valores. Ou seja, é uma tecnologia transparente e segura!

Segurança