INOVAÇÃO
O Bitcoin não é sustentável?
Com carinho, Know Stuff
Após Elon Musk comunicar sua preocupação com o uso de eletricidade do Bitcoin, essa questão começou a ser cada vez mais abordada na web.
Contexto
Os mineradores de Bitcoin tem como papel realizar a validação de transações e adição de novos blocos na Blockchain, - rede da criptomoeda - gerando novos Bitcoins -->
A Mineração
Para que eles possam validar as transações e adicioná-las na Blockchain, é preciso resolver um problema matemático complexo, que requer milhares de cálculos por segundo! -->
Cálculos e mais cálculos...
Fazer todos esses cálculos, hoje em dia, é uma tarefa que requer tanto poder computacional, que existem máquinas específicas para mineração da criptomoeda, além de empresas especializadas no processo.
Poder computacional
Todos esse computadores usam muita eletricidade, que é gerada, em grande parte, por energia que tem como origem a queima de combustíveis fosseis, prejudiciais ao meio ambiente. O uso de eletricidade é tão grande, que se compara a países inteiros.
Energia "suja"
Porém, o que Elon Musk e muitos deixam de considerar, é a tendência de que a eletricidade venha de fontes cada vez mais limpas de energia e, quando comparado a outros sistemas, como bancários e mineração de outro, o Bitcoin consome menos energia. Além de incentivar muitos projetos sustentáveis, como a própria geração de energia limpa, segundo estudos.
Não é só isso...
É um tema complexo, aberto para argumentos de todos os lados. É fundamental essa discussão para o avanço da criptomoeda, que provavelmente chegou para ficar.
Debate Importante