Como funciona a impress√£o 3d?

O que é impressão 3d?

A impress√£o 3D, ou manufatura aditiva ¬†- termo utilizado para aplica√ß√Ķes comerciais e industriais - consiste no processo em que objetos 3D (como pe√ßas de carro ou at√© casas) s√£o constru√≠dos em impressoras espec√≠ficas, que usam materiais flex√≠veis e resistentes.

1) Como funciona?

O processo é simples: Primeiro são utilizados softwares como CAD para criar os modelos, ou bibliotecas online com modelos já criados pela comunidade. -->

2) Fatiamento

Com os modelos prontos, é preciso usar um fatiador 3d, um programa que transforma o arquivo no formato espacial chamado G-code.  O programa basicamente fatia o modelo em várias camadas, que facilitam o processo de impressão depois.

3) Impress√£o

Após, a impressora começa a imprimir o arquivo camada por camada, de forma automática, que em muitos casos não precisa de supervisão. Há vários materiais que podem ser utilizados para a impressão, entre eles: termoplásticos, termofixos e até metais.

Aplica√ß√Ķes

As aplica√ß√Ķes desse processo est√£o crescendo em v√°rios diferentes setores: desde lazer e entretenimento, at√© o setor automobil√≠stico e de constru√ß√£o (j√° s√£o impressas casas inteiras)!

O que achou?

A impressão 3D está crescendo bastante e com certeza tem o potencial de revolucionar o mercado, principalmente por ser uma alternativa barata e rápida de produção! Para saber mais sobre inovação e tecnologia, siga nosso canal abaixo!