Redação e arte: Felipe Santos

Com carinho pela Know Stuff

Aplicações práticas da blockchain

4

(que não sejam criptomoedas)

Resumidamente, Blockchain é uma cadeia de blocos digitais descentralizada e pública, onde ficam registradas informações transacionais de um bem digital, seja ele o Bitcoin ou uma imagem qualquer. A tecnologia se popularizou com o Bitcoin, mas tem aplicações que vão MUITO além da criptomoeda...

Introdução

O registro de PDFs, imagens, vídeo e qualquer tipo de arquivo na Blockchain permite uma forma segura e confiável de garantir a autoria sobre os mesmos. Um produtor de conteúdo pode registrar a imagem que criou para não ter problemas com cópias no futuro, por exemplo. Os famosos NFTs nada mais são do que - resumidamente - bens digitais na Blockchain.

Artes Digitais

Muitas startups já estão utilizando a Blockchain para registrar dados em tempo real sobre a rede elétrica de determinados locais. Por ser um registro público, isso permite que consumidores tenham acesso transparente e confiável sobre a origem de sua fonte de energia, além de informações relevantes sobre a produção. Esse ambiente abre espaço para que consumidores possam negociar diretamente com fornecedores, tendo prioridade por energias mais baratas que, em muitos casos, já são as limpas.

Energia Sustentável

Uma empresa brasileira chamada PlataformaVerde utiliza a Blockchain para rastrear toda a cadeia produtiva e comercial de seus clientes, permitindo um controle muito maior, desde a coleta de matéria-prima até o descarte de resíduos. Com esse registro, fica mais fácil para empresas otimizarem seu impacto ambiental e reduzirem significativamente seu descarte inadequado de resíduos.

Reciclagem

Imagina se todas contas públicas e transações feitas pelo governo e seus funcionários pudessem ser registradas em um local seguro, público e de fácil acesso para todos? O uso da Blockchain nas finanças de governos poderia permitir uma redução na corrupção por tornar mais difícil, por exemplo, desviar uma quantia de dinheiro sem que ninguém perceba. Afinal, a Blockchain é transparente e tem um histórico praticamente imutável.

Governos